PUBLICIDADE

ATP

Com Nadal e outros tenistas, Ferrero recebe homenagem em Valência

24 out 2012 - 17h40
(atualizado às 20h25)
Compartilhar

Em seu primeiro dia como ex-tenista, Juan Carlos Ferrero foi surpreendido com uma homenagem preparada pela ATP, durante o ATP 500 de Valência, torneio que escolheu para ser o último de sua carreira. Enquanto Rafael Nadal e David Ferrer prestigiaram a cerimônia, os outros atletas do topo do ranking mundial se fizeram presentes através de um vídeo.

Espanhol foi campeão do Aberto da França em 2003
Espanhol foi campeão do Aberto da França em 2003
Foto: AFP

"Você foi um jogador incrível", elogiou o britânico Andy Murray, terceiro do mundo. "Foi um privilégio jogar com você. O tênis, com certeza, sentirá muito a sua falta", declarou o vice-líder Novak Djokovic. "Tem que estar orgulhoso por tudo que conseguiu. Vivemos momentos memoráveis", recordou o melhor tenista da atualidade, Roger Federer.

As declarações arrancaram sorrisos de Ferrero, que, no entanto, só chegou a derramar lágrimas na sequência do vídeo, quando passaram imagens de sua infância. "É difícil expressar tudo o que estou sentindo. Obrigado a todos. Não imaginava que receberia tanto carinho. Foi uma despedida muito especial e bonita, que eu jamais vou esquecer", discursou.

Segundo tenista espanhol a atingir o topo do ranking mundial - em 2003, por oito semanas -, Ferrero também foi prestigiado por seus compatriotas Rafael Nadal, David Ferrer e Nicolás Almagro. "Vamos sentir muita falta. Se estamos aqui hoje é por sua causa", agradeceu Almagro, responsável por aposentar o companheiro, nesta terça-feira, ao vencê-lo por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, na estreia do torneio em Valência."Não chega a ser um motivo de alegria estar aqui porque é para dizer adeus a um dos maiores tenistas. Foi uma honra ter compartilhado momentos com você. É por sua causa que muitos estão aqui. Você abriu o caminho para muitos. A vida lhe deve um tratamento fenomenal", enalteceu Nadal, que em certa hora praticamente tornou-se o mestre de cerimônia do evento devido ao seu entusiamos. Quarto no ranking mundial, ele está fora dos torneios, tratando-se de lesão.

Apelidado de El Mosquito por conta de sua agilidade e velocidade em quadra, Ferrero já foi vice-campeão do Aberto dos Estados Unidos, derrotado na final pelo também recém-aposentado Andy Roddick. Em seu currículo, tem o título do Aberto da França e três conquistas da Copa Davis com a Espanha. Aos 32 anos de idade, o tenista espanhol abandona a carreira já longe dos torneios de ponta do circuito profissional e na 161ª colocação do ranking mundial. Este ano, ele jogou o ATP 250 de São Paulo, caindo na primeira rodada para o argentino Leonardo Mayer. Sua melhor campanha em 2012 foi no Masters 1000 de Roma, onde perdeu nas oitavas de final para Roger Federer.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade