PUBLICIDADE

ATP

Djokovic vira sets contra Federer e conquista bi do ATP Finals

12 nov 2012 - 20h32
(atualizado às 21h51)
Compartilhar

Com uma quebra de saque, o sérvio Novak Djokovic, atual número um do ranking da ATP, superou nesta segunda-feira o suíço Roger Federer, número dois, e conquistou o ATP Finals de Londres por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8-6) e 7/5, em duas horas e 14 minutos. A partida realizada na O2 Arena, na capital inglesa, encerra a temporada 2012 do tênis.

Esse é o segundo título de Djokovic na competição. Em 2008, o sérvio levantou o troféu vencendo o russo Nikolay Davydenko na decisão. Em toda a carreira, o atual número 1 do mundo conquistou 34 títulos.

Federer, por sua vez, lutava pelo sétimo título do ATP Finals. Os troféus anteriores do número 2 do mundo foram conquistados em 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011, um recorde absoluto.

O suíço começou a partida de maneira arrasadora, atropelando Djokovic no primeiro game e derrubando o serviço do sérvio na sequência. Só então o atual número 1 despertou, devolveu a quebra no quinto game e empatou a parcial por 3/3 logo depois.

A decisão do ATP Finals, então, se tornou extremamente equilibrada. Djokovic chegou a quebrar o saque de Federer para abrir 5/4 e sacar para fechar o set. O suíço, contudo, reagiu, empatou a parcial e forçou o tie-break, que foi igualmente parelho. Entre jogadas geniais dos dois lados, o sérvio levou a melhor por 8-6, após mais de uma hora de disputa.

No segundo set, depois de um primeiro game muito disputado, Federer saiu na frente ao quebrar o serviço do rival e fazer 1/0. O tenista da Basileia confirmou o saque na sequência para abrir 2/0. O líder da ATP, então, "acordou" e usou o saque para diminuir a vantagem do oponente para 2/1.

Federer, então, fechou mais um game de serviço com um ace, abrindo 3/1, mas Djokovic não deixou o número 2 "gostar" ainda mais do jogo e salvou a quebra de saque, deixando a desvantagem ainda em um game: 3/2.

O suíço fechou o sexto game de forma muito rápida, mas viu o representante da Sérvia também confirmar o saque e ainda ficar próximo na parcial, com 4/3 a favor do número 2 da ATP.

No oitavo game, Federer salvou um break point antes de confirmar mais uma vez o saque e anotar 5/3. Novamente o líder do ranking fez valer o saque e deixou a parcial com 5/4 e devolveu a quebra, empatando a parcial em 5/5.

E, apesar do confronto equilibrado, o dia era mesmo de Novak Djokovic, que confirmou o saque e ainda conseguiu mais um break point para fechar a partida, anotando 7/5 no segundo e último set.

Com informações da Agência EFE e Gazeta Esportiva

Sérvio termina a temporada com três vitórias em cinco confrontos com o suíço
Sérvio termina a temporada com três vitórias em cinco confrontos com o suíço
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade