1 evento ao vivo
ATP

Federer confirma participação no Masters 1000 de Xangai

1 out 2012
22h10
atualizado às 22h49

Depois de uma longa maratona de jogos nos meses de agosto e setembro, o suíço Roger Federer está de volta ao circuito. Nesta segunda-feira, o tenista confirmou sua participação no Masters 1000 de Xangai, que começa no dia 8 de outubro.

"Estou animado para voltar à China e jogar o Masters 1000 de Xangai. Sempre gostei do país e não posso esperar para ver meus grandes fãs chineses novamente. Vejo vocês em breve!", disse Federer em sua página no Facebook.

O último torneio que Federer disputou neste ano foi a Copa Davis, em setembro. Na ocasião, o tenista ajudou no retorno da Suíça ao grupo mundial, vencendo seus dois jogos diante dos holandeses Robin Haase e Thiemo de Bakker.

O Masters 1000 de Xangai tem grande importância para o suíço, que batalha para terminar mais uma temporada na primeira posição do ranking da ATP. Depois do torneio chinês, Federer terá que defender 3.000 pontos, referentes aos títulos do ATP 500 da Basileia, Masters 1000 de Paris e ATP Finals, ao passo que Novak Djokovic, segundo colocado na lista, defende apenas 560 pontos neste mesmo período.

Contudo, o retrospecto pode ajudar o atual número 1 do mundo. Em sua única participação no Masters 1000 de Xangai, em 2010, Roger Federer chegou à final da competição, sendo derrotado pelo britânico Andy Murray, atual bicampeão do torneio. Já Djokovic alcançou a semifinal em 2009 e 2010.

Em relação às ausências, destacam-se o espanhol Rafael Nadal, que se recupera de uma lesão no joelho, e o argentino Juan Martin Del Potro, com uma contusão no punho esquerdo.

Em 2010, suíço foi vice-campeão do torneio
Em 2010, suíço foi vice-campeão do torneio
Foto: Reuters
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade