PUBLICIDADE

ATP

Federer vence "amigo freguês" e pega Djokovic na final em Cincinnati

18 ago 2012 - 17h38
(atualizado às 17h54)
Compartilhar

O suíço Roger Federer confirmou o favoritismo neste sábado e avançou à final do Masters 1000 de Cincinnati. Em partida equilibrada, o atual número 1 do ranking mundial passou pelo compatriota e amigo Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-4) e 6/3, e se garantiu na disputa pelo título contra o sérvio Novak Djokovic, cabeça de chave número 2 e principal ameaça ao trono na classificação da ATP.

»Sexo, racismo e tabus; veja mudanças inesquecíveis do tênis

Apesar do equilíbrio no confronto deste sábado, Roger Federer aumentou a freguesia de Wawrinka nos duelos diretos. Em doze partidas jogadas contra o compatriota durante a carreira, o número 1 do mundo venceu 11 ¿ o único resultado contrário ocorreu no Masters 1000 de Monte Carlo no ano de 2009, quando Wawrinka fez 6/4 e 7/5.

Diante do companheiro de Suíça nos jogos da Copa Davis, Federer encontrou grandes dificuldades durante o primeiro set. Na parcial de abertura da partida, Wawrinka se impôs no saque e neutralizou o jogo do atual número 1 do mundo até o tiebreak, forçado depois de o 26º tenista do ranking salvar cinco set points no 12º game da partida.

O alto nível de Wawrinka no saque, contudo, não impediu Federer de deslanchar durante o desempate. Seguro e agressivo dentro de quadra, o favorito superou a pressão do serviço do adversário e obteve o melhor nível de jogo no confronto semifinal deste sábado. O cabeça de chave número 1 somou 7 a 4 e confirmou a vitória no primeiro set por 7 a 6.

Mesmo derrotado na parcial anterior, Wawrinka manteve a eficiência no serviço e dificultou o jogo do adversário. Entretanto, no sétimo game do segundo set, Federer, enfim, quebrou o saque do compatriota e abriu vantagem para sacramentar a vitória. Com a diferença, veio o domínio esperado por parte do número 1 do mundo, que, com uma dupla falta do rival, comemorou a vitória por 6 a 3 e a confirmação da classificação para a final do Masters 1000 de Cincinnati.

Federer deslanchou no final e confirmou a vitória com duas quebras de saque
Federer deslanchou no final e confirmou a vitória com duas quebras de saque
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade