PUBLICIDADE

ATP

Nadal cede set, mas vence surpresa e tenta 1º título após retorno

16 fev 2013 - 20h06
(atualizado em 17/2/2013 às 06h37)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nadal venceu com parciais de 6/3, 6/7 (2-7) e 6/1</p>
Nadal venceu com parciais de 6/3, 6/7 (2-7) e 6/1
Foto: Fernando Borges / Terra

O Brasil Open de 2013 pode ser palco do primeiro título de Rafael Nadal desde o retorno às quadras. Neste sábado, o espanhol, número 5 do mundo, encontrou dificuldades, mas venceu o argentino Martín Alund, o 111, por 2 sets a 1. As parciais da partida, que durou uma hora e 56 minutos, foram de 6/3, 6/7 (2-7) e 6/1.

O Ginásio do Ibirapuera recebeu neste sábado o melhor público da semana. Com todos os ingressos vendidos para a rodada, o local, com capacidade para 9.300 pagantes, estava lotado. Algumas pessoas se sentavam também nas escadas das arquibancadas.

Assim como havia ocorrido nas quartas de final, quando derrotou o argentino Carlos Berlocq de virada por 3/6, 6/4 e 6/4, Nadal conviveu com altos e baixos. Logo no terceiro game do jogo, ele precisou salvar um duplo break point, mas na sequência conseguiria a quebra de saque decisiva que lhe valeu a parcial, fazendo 5/3 e depis 6/3.

Sem chances de quebra de serviço, o segundo set se encaminhou para o tie-break. Nadal fez 2-1 antes de sofrer seis pontos seguidos. Em bom nível, Alund aplicou uma deixadinha a qual o espanhol nem ameaçou buscar, contou com uma dupla-falta do adversário e ainda encaixou dois bons saques para fechar a parcial: 1 a 1.

No terceiro set, Nadal começou melhor e rapidamente abriu 3/0. No ponto em que teve o serviço derrubado, Alund atacou com firmeza usando o forehand até acertar a rede. A torcida, muito favorável ao espanhol, vibrou bastante, assim como o jogador, que cerrou o punho e ainda converteria novo break point antes de avançar à final do torneio.

Classificado, Nadal enfrentará neste domingo, na decisão do Brasil Open, o argentino David Nalbandian, que venceu o italiano Simone Bolelli na outra semifinal, por 6/3 e 7/5.

A partida acontecerá às 13h (de Brasília), no Ginásio do Ibirapuera. No confronto direto, Nadal leva vantagem por 4 a 2 sobre Nalbandian. O duelo em São Paulo será o primeiro entre eles no saibro - todos os anteriores foram sobre quadras duras.

<p>Nadal cedeu set e encontrou resistência contra Alund, mas confirmou vaga na final</p>
Nadal cedeu set e encontrou resistência contra Alund, mas confirmou vaga na final
Foto: Fernando Borges / Terra

Ex-líder do ranking mundial, Nadal buscará o 51º título da carreira e o primeiro desde 11 de junho de 2012, quando venceu o sérvio Novak Djokovic e conquistou Roland Garros pela sétima vez, um recorde. No fim desse mesmo mês, o jogador foi derrotado pelo checo Lukas Rosol na segunda rodada de Wimbledon e desde então esteve afastado das quadras devido a uma inflamação no tendão patelar (síndrome de Hoffa) e uma ruptura parcial no tendão rotuliano do joelho esquerdo.

No Brasil, Nadal disputa apenas a segunda competição oficial desde que voltou às quadras com o vice-campeonato do ATP 250 de Viña del Mar, na semana passada. Na ocasião, ele foi derrotado pelo argentino Horacio Zeballos, atual número 43 do mundo, por 2 sets a 1: parciais de 7/6 (7-2), 6/7 (6-8) e 6/4.

Neste domingo, reencontrará outro argentino, Nalbandian, no Ibirapuera, tentando encerrar o período de oito meses sem títulos. O espanhol já conquistou o Brasil Open uma vez, em 2005, aos 18 anos de idade, quando o torneio era realizado na Costa do Sauípe. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade