PUBLICIDADE

ATP

Nadal coça nariz 251 vezes e ajeita cueca outras 123 em jogo

Terra traz ainda uma lista de dez manias do melhor tenista do mundo, a grande atração e favorito ao título do Rio Open 2014

21 fev 2014 - 10h40
(atualizado às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Imagine-se em quadra, fã ou não de tênis, sabendo ou não a empunhadura correta para manusear a raquete. O que você é capaz de fazer ao longo de uma hora e 15 minutos de partida? Quantos aces? Quantas paralelas e devoluções vencedoras? Melhor tenista do mundo, Rafael Nadal usou este tempo preciso para ajeitar a cueca 123 vezes, coçar o nariz outras 251, arrumar o cabelo atrás da orelha 248 vezes, além de 220 ajeitadas na manga da camiseta e se enxugar com uma toalha em 110 oportunidades. A vitória diante do espanhol Albert Montañéz, no Rio Open, foi mero detalhe na exibição na noite da última quinta-feira.

<p>Tique mais famoso de Nadal é ajeitar a cueca entre os pontos, mania que repetiu mais de 100 vezes ao longo da vitória no Rio Open</p>
Tique mais famoso de Nadal é ajeitar a cueca entre os pontos, mania que repetiu mais de 100 vezes ao longo da vitória no Rio Open
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Não é de hoje que Nadal é famoso por esse tipo de tique, cacoete, o que seja, quando está numa arena de tênis. Acompanhar de perto a performance do líder do ranking em um ATP 500, ao vivo e a cores, te traz a certeza absoluta que se trata do que há de melhor hoje na modalidade. E a dúvida se tantos hábitos adquiridos durante o jogo não são uma forma transtonada, obssessiva e compulsiva de obter o foco na partida.

Quem é que nunca reparou no ritual para o saque, que inclui o pedido por três bolas, a dispensa de uma dela, outra no bolso, o pé que limpa a terra da linha, a ajeitada na cueca, nas duas mangas, coça o nariz e ajeita o cabelo duas vezes, alternadamente, e, ufa, joga a bola para o alto e faz o serviço?

Isso sem falar nas águas alinhadas, simetricamente, no banco de descanso, com religiosos goles em cada uma delas a cada parada. "Eu bebo água o tempo todo, e tento tirar o suor o tempo todo que me incomoda. Com o tempo, se tornou uma rotina", explicou Nadal, sem medo de assumir, sem medo de expor, e deixando claro que os hábitos não ultrapassam as fronteiras das arenas de tênis, na coletiva de imprensa após a vitória diante do compatriota, que o credenciou para as quartas de final do ATP 500 inédito no Brasil.

<p>Nadal tem a mania de sempre ajeitar as garrafas de forma simétrica</p>
Nadal tem a mania de sempre ajeitar as garrafas de forma simétrica
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Na cobertura dos eventos no Jockey Club, a reportagem do Terra não só teve, pacientemente, o trabalho de trazer estes dados para você, como fez um compilado das dez manias de Nadal dentro e fora das quadras. A maioria vista ao vivo, a minoria ele próprio tratou de contar em sua autobiografia.

Por fim, antes de ler abaixo, vale a reflexão: se os números do "El Touro Miúra", apelido de Nadal, no Rio Open em 1h15 já impressionam, quantas vezes você acha que ele coçou o nariz, por exemplo, na final mais longa da história dos Grand Slams, na Austrália, em 2012, quando duelou e perdeu para o sérvio Novak Djokovic depois de...5h53?

Confira 10 manias de Rafael Nadal

Ducha gelada
Precisão é mesmo com ele. A cada jogo, seja o torneio que for, 45 minutos antes de entrar em quadra Nadal vai para a ducha. Água fria. Bem fria. "Para começar a entrar no jogo", já explicou Nadal em outras oportunidades. Não há comprovação científica para o fato de um banho gelado ajudar na concentração, mas como estamos no Rio de Janeiro, e o calor é forte, até que este ritual veio a calhar para o espanhol.

Arrumação
Não, ele não escolhe a mesma roupa, e não estamos em Wimbledon, ou seja, não existe exigência pela cor branca. Ainda assim, o TOC de Nadal é claro muito antes de entrar nas quadras, como já revelou na sua autobiografia. Nesta ordem, ele acerta os laços de proteção do cabo da raquete, verifica a pressão das cordas, aperta firmemente a faixa na cabeça, e enfaixa os dedos. Repetindo: nesta ordem.

Meia do tênis
Um bom calçado, com os devidos amortecimentos, seria um fator preponderante para um tenista que ficou sete meses afastado do circuito justamente em função de uma lesão no joelho, certo? Certo, mas o gran finale das manias de Nadal no vestiário diz respeito ao seu par de meias. Após colocar o tênis, ele as alinha de forma simétrica. Elas precisam estar na mesma altura. Na cabeça dele, isso pode custar um título de Grand Slam, por exemplo.

Três bolas
Quando tem o serviço, Nadal passa a ter uma relação intensa com os jovens que sempre cuidam da reposição das bolas de jogo. É preciso passar sempre três bolas para o espanhol. Sempre. Antes do saque, ele elege uma, descarta a outra com uma rápida raquetada, e guarda a restante no bolso. Quando o número 1 do mundo está se enxugando na toalha, a orientação é para colocar as três bolinhas na raquete. Quando acerta o primeiro serviço, pede mais duas para a sequência. Tira a que está no bolso, fica de novo com três na mão, descarta uma delas e...

O "tique" mais clássico
Quando está de posse do serviço, já virou mais do que clássico no tênis o ritual de Nadal para colocar a bola em jogo: passa o pé na linha para tirar o excesso de terra quando atua em quadra de saibro. Feito isso, posiciona um pé rente à marcação da quadra. Aquela ajeitada básica na cueca, arruma cada uma das mangas e coça o nariz duas vezes, cada uma intercalada pela mão que vai atrás da orelha, como se estivesse mesmo ajeitando o cabelo. Quando tem o serviço, não deixa uma vez sequer de cumprir esse ritual.

O "tique" mais clássico 2
Não é porque está recebendo o serviço do adversário, porém, que Nadal deixa de executar tais manias ao longo do jogo. Quando espera o saque do rival, ele, em geral, deixa a arrumação das mangas de fora, mas sempre coça o nariz e ajeita o cabelo por trás da orelha. Em muitas vezes ainda, quando se dirige para o banco no intervalo entre games e sets, aproveita para ajeitar, mais uma vez, a cueca.

Ódio ao suor
O melhor tenista do mundo tem uma relação mais do que especial com as toalhas. Ele diz que odeia ficar suado, e é, disparado, o tenista do circuito da ATP que mais pede auxílio aos responsáveis pela entrega do manto que o alivia. E ai do garoto se demorar para trazer a toalha. Já reclamou duas vezes até aqui neste Rio Open pedindo agilidade para seguir o mesmo ritual: primeiro seca o braço direito, depois o rosto e aí a raquete passa para a outra mão para tirar o suor do lado esquerdo. E se cair no saibro, obviamente, é preciso trocar. E rápido.

Garrafas simétricas
Também é um clássico do espanhol que o acompanha faz tempo: desde quando chega à quadra, até o último ponto, ele deixa duas garrafas de água alinhadas, perfeitamente simétricas, de frente para o piso de jogo, com os rótulos para frente. Sempre que se dirige para lá, dá um rápido gole em uma, fecha a tampa, abre e dá um gole na outra. E as reposiciona novamente.

Gênio atencioso
Esta é uma mania mais do que do bem: ao final de todos os confrontos, mesmo com a van que o leva de volta ao vestiário o esperando, e dando trabalho para os seguranças, Nadal, pacientemente, atende os fãs, distribui autógrafos e posa para as fotos numa espécie de TCC (Transtorno Carinhoso Compulsivo). 

Rafael Nadal dá o pontapé inicial para o clássico no Maracanã:

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/quem-e-esta-tenista/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/quem-e-esta-tenista/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;De que tenista &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;eacute; este corpo? &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade