PUBLICIDADE

ATP

Sob vaias, argentino vence em SP e encerra carreira de Mello

11 fev 2013 - 18h47
(atualizado em 12/2/2013 às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Apesar do esforço, Mello se despediu do tênis nesta segunda</p>
Apesar do esforço, Mello se despediu do tênis nesta segunda
Foto: Fernando Borges / Terra

Ricardo Mello, 32 anos, disputou nesta segunda-feira a última partida como profissional. Convidado da organização do Brasil Open, o brasileiro foi derrotado pelo argentino Martín Alund por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, e encerrou a carreira no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

A partida durou uma hora e 34 minutos e incluiu vaias ouvidas por Alund. Logo após converter seu primeiro match point com um forehand na cruzada, o argentino vibrou empolgado, com o punho cerrado, e chegou a ser vaiado. Logo depois, muitos aplausos foram ouvidos para Mello, que dava seus últimos passos como um tenista profissional. 

O brasileiro tinha boas lembranças do Brasil Open, torneio do qual foi semifinalista em 2005, 2010 e 2011, e recebeu um convite da organização para encerrar a carreira em São Paulo. O campineiro citava o desgaste acumulado pelos muitos anos desde que se tornou profissional, em 1999, para anunciar a aposentadoria.

Nesta temporada, o brasileiro ocupa o 346º lugar do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e só havia participado de um torneio até então: o Aberto de São Paulo, challenger realizado em janeiro no Parque Villa Lobos, quando curiosamente também foi derrotado por Alund, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7-3), na segunda rodada do evento.

Para bater Mello, Alund precisou superar o desgaste de uma rodada dupla, já que havia perdido na terceira e última rodada do qualificatório para o chileno Jorge Aguilar, também nesta segunda, em batalha de duas horas e 37 minutos, por 3/6, 7/6 (8-6) e 7/6 (7-5). Ele se beneficiou da desistência do compatriota Leonardo Mayer, que sentiu dores nas costas, e entrou na chave principal como lucky loser (“perdedor sortudo”).

Dominante no início do confronto, Alund teve o momento de maior dificuldade no fim do segundo set. Sacando em 4/3, ele viu Mello crescer sendo empurrado pela torcida, que comparecia em bom número no setor inferior das cadeiras do Ibirapuera. Após três break points desperdiçados, o campineiro conseguiu a quebra de serviço com um forehand cruzado e vibrou, recebendo muitos aplausos do público.

O bom momento, porém, esbarrou em uma sequência de erros no mesmo forehand no game seguinte. Com 15-40 no placar, Mello sofreu um winner de direita inside-out de Alund, que se encaminhou para servir para o jogo. O próximo adversário do argentino, número 111 do mundo, é o francês Jemery Chardy, número 25, que por ser o quarto pré-classificado da competição entra diretamente na segunda rodada.

A partida desta segunda foi a 154ª da carreira de Mello pela ATP, e culminou na 94ª derrota. Com o título conquistado em Delray Beach em 2004, ele é um dos sete brasileiros a terem conquistado eventos desse nível na história (os outros são Thomaz Koch, Luiz Mattar, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Jaime Oncins e Thomaz Bellucci).

Mello alcançou o melhor ranking como profissional em julho de 2005, com a 50ª posição. Em challengers, torneios de segundo escalão no circuito, ele deixa o tênis colecionando 250 vitórias e 160 derrotas, com 15 títulos em 23 finais disputadas.

Ex-número 1 do País, o agora ex-atleta encerra a carreira com oito vitórias e sete derrotas em partidas de simples válidas pela Copa Davis. O brasileiro iniciou a semana com US$ 1.479.249 somados em premiação de torneios – tem direito a mais US$ 4.670 pela participação na primeira rodada do Brasil Open 2013.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade