PUBLICIDADE

ATP

Wimbledon surpreende e anuncia Djokovic como cabeça de chave número 1

18 jun 2014 - 09h47
(atualizado às 09h49)
Compartilhar

A organização de Wimbledon surpreendeu o mundo do tênis nesta quarta-feira ao anunciar o sérvio Novak Djokovic como cabeça de chave número um do torneio, apesar do espanhol Rafael Nadal ser o líder do ranking mundial.

Outra surpresa foi a indicação do atual campeão, o britânico Andy Murray, com terceiro cabeça de chave, uma posição à frente do suíço Roger Federer, sete vezes campeão na grama londrina.

O All England Club decidiu que o sérvio de 27 anos, campeão em 2011 e vice em 2013, será o número 1 do torneio com base em seu controverso sistema de avaliação dos jogadores em quadras de grama, ao invés de guiar-se apenas pelo ranking da ATP.

Nadal, campeão pela nona vez em Roland Garros há 10 dias, e campeão em Wimbledon em 2008 e 2010, foi relegado ao segundo lugar - o que se traduz em um sorteio em tese menos favorável - porque foi eliminado na primeira rodada em 2013 e na segunda em 2012 em Londres.

O escocês Murray, que em 2013 se tornou o primeiro britânico a vencer Grand Slam na grama desde Fred Perry em 1936, é o terceiro cabeça de chave, apesar de ocupar apenas o quinto lugar no ranking ATP.

Federer, que perdeu inesperadamente na segunda rodada em 2013, mas que em 2012 conquistou o sétimo título em Wimbledon, é o quarto cabeça de chave, mesma posição que ocupa no ranking mundial.

O número três do mundo, o suíço Stanilas Wawrinka, nunca superou a quarta rodada em Wimbledon e será o quinto cabeça de chave.

No torneio feminino, o ranking da WTA foi respeitado e a americana Serena Williams será a primeira cabeça de chave, seguida pela chinesa Li Na, a romena Simona Halep , a polonesa Agnieszka Radwanska e a russa Maria Sharapova.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade