PUBLICIDADE

Tênis

Bellucci é dominado, e Argentina empata com Brasil na Davis

6 mar 2015 - 20h07
(atualizado às 20h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Leonardo Mayer faz festa com vitória sobre Bellucci
Leonardo Mayer faz festa com vitória sobre Bellucci
Foto: Natacha Pisarenko / AP

A batalha de quase 5 horas de João "Feijão" Souza, que venceu o argentino Carlos Berlocq na tarde desta sexta-feira, na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis, poderia ter inspirado o também brasileiro Thomaz Bellucci na luta por um triunfo contra o portenho Leonardo Mayer, no início da noite. Entretanto, Bellucci viu o adversário dominar e sair vitorioso por 3 sets a 1 em Tecnópolis, Buenos Aires. A partida teve parciais de 6/4, 6/3, 1/6 e 6/3, definindo um empate entre os times de Brasil e Argentina no torneio.

Bellucci entrou em quadra com a missão de se livrar do mau desempenho recente, amargando três eliminações consecutivas em estreias de torneios - fase que lhe fez perder o posto de número 1 do Brasil para o próprio Feijão, 75º no ranking mundial. Ainda em âmbito internacional, Bellucci é o 87º. O adversário desta sexta, Leonardo Mayer, é o 29º e melhor argentino da atualidade.

Para piorar, o brasileiro não vencia em Buenos Aires (palco do confronto desta noite) desde 2008, somando seis derrotas seguidas na capital argentina desde então. Com esse cenário, Bellucci iniciou a competição como o número 2 de simples do time brasileiro, algo que não acontecia desde 2010. Desta vez, o número 1 da delegação é Feijão, que vive o melhor momento da carreira.

Nesta edição da Copa Davis, Brasil e Argentina se enfrentam pela primeira rodada do Grupo Mundial 35 anos após o último embate entre os dois países no torneio, ocorrido em 1980. Neste sábado acontece o confronto entre duplas, no qual o time brasileiro carrega o favoritismo por contar com Marcelo Melo, terceiro colocado no ranking, e Bruno Soares, 12º. Os adversários serão Diego Schwartzman, 74º, e Federico Delbonis, 241º. Já no domingo ocorrem os jogos invertidos de simples com os tenistas desta sexta.

Bellucci foi dominado pelo adversário, e viu Argentina igualar
Bellucci foi dominado pelo adversário, e viu Argentina igualar
Foto: Natacha Pisarenko / AP

Confiante, Mayer entrou na quadra montada em Tecnópolis e logo estabeleceu uma vantagem, mas viu Bellucci também ameaçar. No entanto, contou com erros do brasileiro para levar a parcial. No segundo set, Mayer voltou a sair na frente, sem sustos. O brasileiro chegou a empatar uma vez, mas não esteve em vantagem no marcador em momento algum e mostrou abatimento, sendo completamente dominado.

Em seguida, a queda que parecia inevitável se transformou no trampolim do paulista para a virada. Visivelmente irritado e mais vibrante, Bellucci retornou para o terceiro set com vontade renovada e contou com um Mayer pouco inspirado para arrasar por 6/1.

O quarto set - o mais longo, com duração de 57 minutos - foi pautado pela igualdade. O argentino parecia cansado, mas ainda assim conseguiu voltar a se impor. No penúltimo game, Bellucci chegou a abrir 40/0, mas tomou a virada e foi quebrado. Com isso, Leonardo Mayer fechou a quarta parcial em 6/3 e derrotou o brasileiro por 3 sets a 1, sem necessidade do quinto set.

Mayer só fraquejou em terceiro set em atuação boa contra Bellucci
Mayer só fraquejou em terceiro set em atuação boa contra Bellucci
Foto: Natacha Pisarenko / AP

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade