PUBLICIDADE

Copa Davis

Berdych e Del Potro colocam República Checa e Argentina na semi

8 abr 2012 - 13h34
(atualizado às 15h28)
Compartilhar

A decisão da edição de 2012 da Copa Davis terá Argentina ou República Checa. Na tarde deste domingo, com vitórias de Tomas Berdych e Juan Martin Del Potro, os dois países asseguraram a vitória antecipada e se classificaram para a semifinal do torneio por nações.

» De transexual a extravagante, veja os tenistas mais polêmicos da história

» Quem é a mais bela tenista da história? Veja e vote

Em um confronto marcado pelo equilíbrio no saibro de Praga, Berdych bateu o sérvio Janko Tipsarevic com parciais de 7/6 (8-6), 7/6 (8-6) e 7/6 (9-7). Como o mesmo Berdych já havia vencido em simples na sexta-feira e em duplas ao lado de Radek Stepanek no sábado, os checos somam três pontos.

Em Buenos Aires, também no saibro, Del Potro não teve maiores problemas para bater o croata Marin Cilic por 6/1, 6/2 e 6/1 no terceiro ponto da Argentina, já que Del Potro também ganhou na sexta-feira e David Nalbandian e Eduardo Schwank fizeram o mesmo no dia seguinte.

Del Potro preferiu priorizar o próprio calendário e não participou da série anterior diante da Alemanha, o que gerou uma série de críticas, mas aceitou o chamado para o duelo contra a Croácia. Com o top 10 na equipe, os sul-americanos podem brigar pelo sonhado título.

República Checa e Argentina se enfrentarão pela quinta vez desde 1980. Com três vitórias, os europeus têm boa vantagem no confronto direto. Os dois países se encontraram pela última vez na edição de 2009 da Copa Davis, quando os checos ganharam em casa, pelas quartas de final.

A classificação para a final não será novidade para os dois rivais. Então Checoslováquia, o país foi campeão em 1980 e terminou com o vice em 1975 e em 2009, já como República Checa. A Argentina, por sua vez, é a única nação com quatro vice-campeonatos, em 1981, 2006, 2008 e 2011.

Del Potro venceu novamente e garantiu a Argentina na fase semifinal da Copa Davis
Del Potro venceu novamente e garantiu a Argentina na fase semifinal da Copa Davis
Foto: Reuters
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade