PUBLICIDADE

Tênis

De volta à elite, Brasil faz clássico com Argentina na Davis

18 set 2014 - 12h41
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil conheceu seu adversário, na tarde desta quinta-feira, no Grupo Mundial da Copa Davis de 2015. Trata-se da quinta colocada no ranking mundial, a Argentina. O sorteio foi realizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), nesta quinta-feira. Os confrontos ocorrerão em solo argentino.

<p>Contra a Espanha, Bellucci foi a grande arma do Brasil na Davis</p>
Contra a Espanha, Bellucci foi a grande arma do Brasil na Davis
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

O time verde e amarelo conquistou a vaga no Grupo Mundial ao vencer, no último fim de semana, a Espanha, por 3 a 1, com duas vitórias de Thomaz Bellucci, no simples, e um triunfo de Bruno Soares e Marcelo Melo, nas duplas.

A última vez que os dois países duelaram nas Davis foi em 1980, com derrota do Brasil por 4 a 1, em disputa que aconteceu em São Paulo, pelo grupo continental.

Além disso, o retrospecto histórico aponta a Argentina como favorita. Isso porque, nas sete vezes em que se encontraram, os hermanos levaram a melhor em cinco oportunidades (1973, 1976, 1977, 1979 e 1980).

O Brasil saiu vencedor em 1972, quando venceu por 3 a 2, no Rio de Janeiro, no piso de saibro, e em 1975, pelo mesmo placar e piso, mas em São Paulo. Naquelas ocasiões, Tomas Koch era o nome mais forte no time, enquanto Guillermo Vilas era o mais temido no lado alviceleste.

Finalista da Davis deste ano e primeira do ranking, a França vai medir forças com a Alemanha, no país bávaro, enquanto a também finalista e número 2 do ranking Suíça enfrentará a Bélgica, fora de seus domínios.

Atual campeã, a República Checa (3ª) faz duelo com a Austrália, em casa, e a Itália (6ª) visita o Cazaquistão. Croácia e Sérvia (4ª) fazem o clássico do leste europeu na terra do número 1 Novak Djokovic, enquanto o Japão atravessará o mundo para duelar com o Canadá (8º). Já os Estados Unidos (7º) farão embate contra a Grã-Bretanha, na terra da Rainha.

As oitavas de final da próxima edição da Davis acontecerão entre 6 e 8 de março. As quartas estão agendadas para entre 17 e 19 de julho. As semifinais acontecerão entre 18 e 20 de setembro, e a final entre 27 e 29 de novembro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade