PUBLICIDADE

Tênis

Zebra! Federer perde para 70º do mundo na estreia em Xangai

13 out 2015 - 09h56
(atualizado às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma grande zebra marcou a segunda rodada do Masters 1000 de Xangai. Atual campeão do torneio, o suíço Roger Federer foi superado pelo espanhol Albert Ramos-Vinolas, número 70 do mundo. O terceiro melhor tenista do mundo lutou por pouco mais de duas horas, mas acabou perdendo por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-4), 2/6 e 6/3. Os dois já haviam se enfrentado em Wimbledon 2012, em que Federer despachou o canhoto com triplo 6/1 e posteriormente ergueu o troféu.

Vindo do quali, Vinolas exibiu um tênis de alto nível, mas contou com erros cruciais do suíço para derrubar seu favoritismo. O espanhol salvou as duas únicas ameaças de quebra, ainda em seu primeiros serviço, e forçou o tiebreak, no qual obteve o único mini break e assumiu a dianteira. Federer voltou melhor para o segundo set. Embora tenha desperdiçado dois break points, o cabeça de chave 2 aplicou duas quebras seguidas e teve tranquilidade para igualar o marcador.

Federer se despede precocemente do Masters 1000 de Xangai
Federer se despede precocemente do Masters 1000 de Xangai
Foto: Lintao Zhang / Getty Images

Na parcial final, porém, Ramos foi taticamente disciplinado para protagonizar a zebra no piso rápido chinês. O espanhol vencia por 4/3 quando forçou o primeiro break point do set. Federer salvou o primeiro, mas não resistiu ao segundo e foi quebrado. Sacando para o jogo, o 70º do ranking soube colocar a bola na quadra e explorar os erros do tenista da Basileia para confirmar o serviço e o triunfo sobre o ex-número 1. Ao todo, Federer foi superior em aces (15 a 6) e conquistou o dobro de winners (45 a 22), mas cometeu mais erros (30 a 26).

O próximo adversário de Ramos sairá do duelo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga (15º do mundo e cabeça 16) e o dominicano Victor Estrella Burgos (66º).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade