PUBLICIDADE

Tênis

Má fase! Vice em Madri põe Nadal fora do top 5 após 10 anos

11 mai 2015 - 10h36
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou na manhã desta segunda-feira a atualização do ranking mundial. A maior surpresa foi o descenso do espanhol Rafael Nadal. Após a derrota para Andy Murray na final do Masters 1000 de Madri na última semana, o ex-número 1 do mundo perdeu 400 pontos e caiu de quarto para o sétimo posto, posição em que se encontrou pela última vez em maio de 2005.

Nadal em ação contra Murray; derrota abala confiança do espanhol
Nadal em ação contra Murray; derrota abala confiança do espanhol
Foto: Daniel Ochoa de Olza / AP

Agora, Nadal soma 4.990 pontos. O britânico, por sua vez, foi campeão no saibro de Munique e de Madri de forma seguida e permanece em terceiro lugar, com 7.130 unidades.

Sem surpresas, o sérvio Novak Djokovic continua no topo (13.845), seguido pelo suíço Roger Federer (8.645). O canadense Milos Raonic assume a quarta posição (5.160), melhor da carreira, e o checo Tomas Berdych completa a lista dos cinco melhores do mundo (5.140). O japonês Kei Nishikori caiu para Murray na semifinal e também saiu do top 5, ocupando agora o sexto lugar (5.040). 

Bellucci segue como número 1 do Brasil

Entre os brasileiros, Thomaz Bellucci segue como número 1 do País. O tenista somou pontos ao vencer o francês Jeremy Chardy na estreia do Masters espanhol, mas acabou eliminado na sequência pelo americano John Isner. A vitória em Madri deixou Bellucci com 714 pontos e fez o paulista subir nove posições, passando do 77º para o 68 lugar.

Thomaz Bellucci ainda é o número 1 do Brasil
Thomaz Bellucci ainda é o número 1 do Brasil
Foto: JuanJo Martin / EFE

Bellucci, contudo, ainda está longe do auge da carreira, em 2010, quando figurou na 21ª posição, mas terá chance de somar pontos no Masters de Roma. O brasileiro garantiu vaga na chave principal da competição ao furar o qualifying com vitórias sobre o colombiano Alejandro Gonzales e o croata Ivan Dodig, usual dupla de Marcelo Melo.

O primeiro adversário de Bellucci na Itália será o argentino Diego Schwartzman, atual 62º do mundo e que também angariou uma vaga através do quali. João Olavo Souza, o Feijão, não vence há sete partidas, mas caiu apenas uma posição. Atualmente, o atleta de Mogi das Cruzes soma 650 pontos e figura em 79º lugar, dez posições atrás do melhor ranking de sua carreira, em abril deste ano.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade