PUBLICIDADE

Tênis

Djokovic e Murray garantem vaga nas semis do ATP Finals

9 nov 2012 - 20h16
Compartilhar

O sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, e o escocês Andy Murray (N.3) garantiram presença nas semifinais do ATP Finals, nesta sexta-feira, em Londres, ao derrotar o tcheco Tomas Berdych (N.5) e o francês Jo-Wilfried Tsonga (N.7), respectivamente.

'Nole' também assegurou a liderança do Grupo A por ter vencido seus três duelos na primeira fase.

Ironia do destino, ambos venceram pelo mesmo placar de 6-2 e 7-6. A única diferença foi no tie-break final, que Djokovic levou por 8 a 6, enquanto Murray fechou contra Tsonga por 7 a 3.

"Esta é a primeira vez que ganhei os três jogos da fase de grupos. Isso é muito animador", comemorou o sérvio.

Nas semifinais, ele disputará uma vaga na decisão com o segundo colocado do Grupo B, liderado pelo suíço Roger Federer, provável adversário de Murray, e no qual o espanhol David Ferrer (N.4) e o argentino Juan Martín Del Potro (N.4) estão na briga pela outra vaga.

Djokovic precisava apenas de um set para garantir a vaga, o que foi feito com um domínio arrasador na primeira parcial, que ele fechou por 6 a 2, em 34 minutos, após conseguir duas quebras, no terceiro e no quinto game.

Mesmo com a classificação nas mãos, o sérvio fez questão de vencer a partida para garantir a liderança do seu grupo e evitar uma provável semifinal contra Federer.

Quando 'Nole' venceu o terceiro game no saque do adversário, muitos acharam que a história do primeiro set iria se repetir, mas o tcheco reagiu logo em seguida, devolvendo a quebra e mantendo seu serviço até o fim para levar a decisão da parcial para o tie-break.

No desempate, Berdych chegou a abrir uma vantagem de 5 a 1 e teve um triplo set point com o placar em 6 a 3, mas sentiu a pressão na hora de fechar e cometeu vário erros seguidos, deixando o sérvio virar para 8 a 6 e garantir sua terceira vitória em três partidas na competição.

Eliminado do ATP Finals, Berdych tem outro desafio pela frente, a final da Copa Davis, na qual enfrentará com a equipe da República Tcheca a atual campeã, Espanha, a partir da próxima sexta-feira, em Praga.

"Tive minha chance no tie-break do segundo set. Se aproveitasse, talvez pudesse ter uma chance no terceiro set, mas não foi possível. Vou tentar me preparar para a final da Copa Davis da melhor forma possível. Espero que o melhor momento da minha temporada ainda esteja por vir", comentou o tcheco.

Na segunda partida do dia, Murray também precisava ganhar apenas um set para garantir a vaga.

Tsonga optou por uma estratégia muito agressiva, mas cometeu muitos erros forçados (17 apenas no primeiro set.

O francês tentou reagir no segundo set e teve até um set point quando o placar estava em 6 a 5 a favor dele, mais o escocês conseguiu forçar o tie-break, que ele fechou por 7 a 3.

"Foi um jogo bastante complicado e tive a sorte de abrir uma boa vantagem no início. Jogamos um ótimo tênis no final do segundo set. Jo passou a jogar melhor. Quando ele se impõe desta maneira em quadra, é muito difícil enfrentá-lo. Ele é um baita alteta", comentou Murray.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade