2 eventos ao vivo

Tênis

Djoko decreta 2ª derrota da vida de Nadal em Roland Garros

Patrick Kovarik / AFP
3 jun 2015
13h20
atualizado às 15h36
  • separator
  • comentários

Certamente o 29º aniversário de Rafael Nadal não será lembrado pelo espanhol com boas lembranças. Isso porque, nesta quarta-feira, Novak Djokovic derrotou o nove vezes campeão de Roland Garros por 3 sets a 0, na quadra central Philippe Chatrier, pelas quartas de final do Grand Slam francês, e fez o que só um ser humano havia conseguido antes.

O nome dele é Robin Soderling. Em 2009, o sueco bateu Nadal nas oitavas de final de Roland Garros e se tornou o primeiro e até então único jogador da história a conseguir superar o espanhol no Grand Slam francês. Nesta quarta, contudo, o eneacampeão do torneio caiu para Djokovic e conheceu a sua segunda derrota em 72 partidas no saibro sagrado - desde o único tropeço, foram 39 triunfos consecutivos.

Novak Djokovic conseguiu repetir feito de Soderling: vencer Nadal em Roland Garros
Novak Djokovic conseguiu repetir feito de Soderling: vencer Nadal em Roland Garros
Foto: Patrick Kovarik / AFP

A vitória do número 1 do ranking mundial foi por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/1. Na luta por uma vaga na final, o sérvio vai encarar o britânico Andy Murray, que superou David Ferrer.

Novak Djokovic ainda quebrou o tabu de nunca ter vencido Rafael Nadal no Aberto da França. Antes da vitória desta quarta, o sérvio e o espanhol haviam se enfrentado em Paris seis vezes, duas delas em finais (2012 e 2014).

Mesmo com o revés, o retrospecto de Nadal diante de Djokovic na terra batida continua favorável. São 14 vitórias para o espanhol, contra seis do tenista de Belgrado. Em torneios do Grand Slam, Rafa também leva vantagem: 9 a 4.

Rafael Nadal foi superado pela segunda vez em 72 partidas no Grand Slam francês
Rafael Nadal foi superado pela segunda vez em 72 partidas no Grand Slam francês
Foto: Kenzo Tribouillard / AFP

A partida começou com Djokovic muito agressivo, subindo à rede, e Nadal cometendo muitos erros. Não demorou muito para o sérvio, com duas tranquilas quebras de serviço, abrir 4/0 e ficar muito próximo de vencer a primeira parcial. Desta para o quarto game, quando os dois tenistas trocaram incríveis lobbys, terminando com o ponto de Nole após bola na rede do espanhol.

No entanto, o ‘Touro Miura’ decidiu entrar no jogo para dificultar a vida do melhor tenista do mundo. A canhota do tenista de Mallorca passou a funcionar, fez Djokovic correr de um lado para o outro, forçando o erro do sérvio, que teve as duas quebras devolvidas, empatando o duelo em 4/4.

Na sequência, sacando em 4/5 e 5/6, Rafa salvou cinco set points, com duas deixadinhas inalcançáveis mesmo para o número 1 do mundo e um difícil smash do meio da quadra. Mesmo com tanto esforço, o sérvio manteve-se agressivo, aproveitou a sexta chance e, finalmente, fechou a parcial com um 7/5 após 1h09.

Novak Djokovic dominou Rafael Nadal e triunfou em sets diretos
Novak Djokovic dominou Rafael Nadal e triunfou em sets diretos
Foto: Clive Brunskill / Getty Images

O segundo set foi um pouco mais tranquilo para Nole. Ambos os tenistas confirmaram, com tranquilidade, seus serviços até o oitavo game, quando o aniversariante do dia vacilou em momentos importantes e permitiu a quebra para o sérvio, que abriu 5/3.

Sacando para fechar a segunda parcial, Djokovic encontrou grande resistência do espanhol, que buscava de todas as maneiras a devolução da quebra. Após quatro set points e ralis disputados, o melhor do mundo fechou em 6/3, ficando ainda mais próximo da semifinal em Roland Garros.

Visivelmente desanimado, Nadal teve o saque rechaçado duas vezes logo no começo do terceiro set e viu o certeiro Djokovic abrir 4/0. Em seguida, Rafa evitou o pneu, porém voltaria a ser quebrado e, após uma dupla falta, conheceu sua segunda derrota em Roland Garros.

Rafael Nadal não foi agressivo o suficiente para bater Djokovic nesta quarta-feira
Rafael Nadal não foi agressivo o suficiente para bater Djokovic nesta quarta-feira
Foto: Clive Brunskill / Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade