PUBLICIDADE

Tênis

Dona de 18 títulos de Grand Slams pede fim de jogo de cinco sets em torneios deste nível

24 jun 2013 - 10h37
Compartilhar

A ex-tenista Martina Navratilova levantou uma polêmica nesta segunda-feira. A tcheca, dona de 18 títulos de Grand Slams, acredita que futuramente os jogos deste tipo de torneio serão disputados em três sets (hoje são jogados cinco) na chave masculina, com o objetivo de evitar lesões nos atletas.

- As partidas estão se tornando tão desgastantes que acredito que um dia teremos dois de três sets nos Grand Slams, caso contrário, teremos que tirar jogadores da quadra em maca - afirmou.

Martina usou os casos de Novak Djokovic (1º), Rafael Nadal (5º) e Andy Murray (2º) para justificar seu comentário. Todos se lesionaram nesta temporada. Ela acredita que o aumento de torneios em superfícies duras, o novo tipo de raquete, e o acúmulo de treinos são os fatores que levaram ao grande número de lesionados. O brasileiro Thomaz Bellucci (46º) não joga desde abril por um problema no abdômen.

- Sempre tivemos problemas de lesões, mas neste ano elas tiveram grande destaque com as lesões sofridas pelos melhores jogadores. Rafael Nadal teve problemas e ficou fora das competições por cerca de oito meses. Agora, Andy Murray ficou fora do Aberto da França devido a um problema nas costas e Novak Djokovic também teve problemas no tornozelo. Você joga uma partida longa e leva meses para se recuperar, porque é como correr uma maratona em grande velocidade, mas algumas vezes é preciso jogar uma partida no dia seguinte ou dois dias depois - destacou a ex-atleta, que é membro da Academia Laureus World Sports.

Ela também defende que a alteração no formato dos eventos não afetará sua tradicionalidade.

- Mudamos o sistema de pontuação que encurtou pelo menos alguns jogos. Não tínhamos tie-breaks até os anos 70 no tênis, de maneira que estávamos acostumados a sets de 14, 12, 24, 22 games o tempo todo. Agora, imagine se não tivéssemos tie-breaks e jogássemos partidas de três em cinco sets...boa sorte! Portanto, sim, nós mudamos as regras do tênis e esta é outra regra que pode mudar - disse Navratilova, destacando que hoje não poderia conciliar os torneios de simples e duplas, como fez durante sua carreira.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade