PUBLICIDADE

Tênis

Em Indian Wells, Bellucci estreia contra italiano Bolelli, 47º do mundo

11 mar 2015 - 14h12
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a derrota para a Argentina na Copa Davis, Thomaz Bellucci volta suas atenções para o Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia. O brasileiro fará sua estreia na quinta-feira, às 13h (de Brasília), diante do italiano Simone Bolelli, 49º colocado no ranking da ATP. Os dois já se enfrentaram três vezes e o retrospecto favorece Bellucci, que já venceu dois dos três jogos, ambos no saibro. A última vitória foi em 2012, em um challenger alemão.

Atualmente na 85ª posição do ranking mundial, Bellucci vem de uma sequência de seis derrotas seguidas no saibro, sua especialidade. Venceu apenas três das 11 partidas que disputou nesta temporada, em contraposto ao bom momento de Bolelli, que venceu oito jogos e perdeu sete. O tenista número 2 do Brasil triunfou no ATP 250 de Quito e caiu nas estreias em Auckland e nos Abertos da Austrália, São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Caso vença, Bellucci encara na segunda rodada o canadense Milos Raonic, cabeça de chave número 6.

Seu melhor desempenho no torneio californiano foi em 2012, quando chegou às oitavas de final e chegou a vencer um set diante de Roger Federer. Além disso, chegou à terceira rodada em 2010 e 2012, mas não conseguiu pontuação suficiente para participar da competição no ano passado.

Número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic vai estrear na segunda rodada e aguarda o vencedor entre o duelo entre o cipriota Marcos Baghdatis e o checo Jiri Vesely para conhecer seu adversário. Na outra ponta da chave, o suíço Roger Federer, segundo favorito ao título, encara o polonês Jerzy Janowicz ou o argentino Diego Schwartzman.

Cabeça de chave número 3, o espanhol Rafael Nadal aguarda o vencedor do duelo entre o holandês Igor Sijsling e um classificado no qualifying, ainda não definido. O escocês Andy Murray enfrenta quem vencer a partida entre o russo Mikhail Kukushkin e o canadense Vasek Pospisil. Caso confirmem o favoritismo e avancem, as semifinais podem ser compostas por um duelo entre Djokovic e Murray, enquanto Federer e Nadal brigam pela outra vaga na decisão.

Chave feminina é marcada pelo retorno de Serena Williams após 14 anos

A chave feminina da competição tem como principal destaque o retorno da norte-americana Serena Williams. A líder do ranking mundial está fora do campeonato desde 2001, quando ia enfrentar sua irmã Venus na semifinal, mas esta acabou desistindo. Na grande final, Serena venceu a belga Kim Clijsters e ficou com o título, mas foi muito vaiada. Alegando ter ouvido insultos racistas, a tenista boicotou as 14 edições seguintes do torneio. Depois de ensaiar uma volta em 2014 e desistir de última hora, a número 1 finalmente volta às quadras sintéticas do WTA de Indian Wells.

As 32 cabeças de chave começam o torneio apenas na segunda rodada, então a favorita Serena aguarda a romena Monica Niculescu ou a sérvia Aleksandra Krunic na estreia. 

Outro destaque é o possível encontro entre as ex-líderes do ranking Maria Sharapova e Victoria Azarenka, logo na terceira rodada, na reedição da final de 2012, quando a bielorrussa se sagrou campeã. Diferentemente dos anos anteriores, onde não era cabeça de chave, Azarenka ficou com a última vaga.

As duas tenistas já se enfrentaram em 13 ocasiões, com uma vitória a mais para a bielorrussa. O último confronto entre as duas foi na semifinal de Roland Garros em 2013,quando a número 2 venceu por 2 sets a 1 e na sequência perdeu a decisão para Serena Williams em sets diretos.

Enquanto a russa aguarda o duelo entre a belga Yanina Wickmayer e a italiana Karin Knapp para conhecer sua adversária, a 38ª colocada do ranking enfrenta na estreia a também belga Kirsten Flipkens ou a local Shelby Rogers. 

Após tragédia familiar, Halep é dúvida na Califórnia

O segundo quadrante conta com a romena Simona Halep, que virou dúvida na última terça-feira após receber a notícia do suicídio de um primo na cidade de Constança, na Romênia, na tarde de segunda. A terceira melhor tenista do mundo ainda não confirmou se irá ou não prosseguir na competição.

Caso opte por disputar o Indian Wells, Halep aguarda a espanhola Silva Soler-Espinosa ou uma jogadora que sairá do qualificatório para conhecer sua adversária na estreia. Se desistir, a romena será ultrapassada por Petra Kvitova no ranking mundial. Atualmente, a diferença entre elas é de 176 pontos. Halep soma 6571 contra de 6395 de Kvitova, mas a quarta colocada defende 390 pontos pela semifinal em 2014.  

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade