4 eventos ao vivo

Em SP, Federer faz a barba e se diz "nervoso" antes de exibição

6 dez 2012
13h43
atualizado às 17h22
Henrique Moretti
Direto de São Paulo

Roger Federer, 31 anos, conquistou 74 títulos na carreira, sendo 17 Grand Slams, e foi o número 1 do mundo por 302 semanas, mas se diz "nervoso" antes de abrir o Gillette Federer Tour, turnê sul-americana que leva o tenista pela primeira vez ao Brasil. No início desta tarde, o tenista suíço concedeu entrevista em São Paulo e falou sobre a expectativa para enfrentar o brasileiro Thomaz Bellucci, não antes das 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira, no Ginásio do Ibirapuera.

"Estou um pouco nervoso para dizer a verdade, estou empolgado", disse Federer. "Não jogo exibições tão frequentemente, isso é diferente, vejo todo mundo comprando ingressos, são grandes as expectativas. É uma pressão divertida, não posso esperar para interagir com os fãs".

Federer, Bellucci e outros integrantes da série de exibições que ocorrerá entre esta quinta e o próximo domingo no Ginásio do Ibirapuera estiveram no início desta tarde em um condomínio comercial na zona sul de São Paulo para divulgar o evento. A entrevista reuniu ainda a bielorrussa Victoria Azarenka, a russa Maria Sharapova, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, o francês Jo-Wilfried Tsonga, o espanhol Tommy Robredo, os americanos Mike e Bob Bryan e os brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo.

A apresentadora Glenda Kozlowski, da Rede Globo, foi a mestre de cerimônias do encontro e proporcionou um dos pontos altos ao chamar Federer e Tsonga para fazerem a barba em público. "Me tornei profissional nisso, posso fazer com meus olhos fechados", afirmou o suíço, que cinco minutos depois tirou a espuma do rosto com uma barbeador e completou, sorrindo: "me sinto fresco, pronto para começar".

Federer abrirá a turnê em São Paulo contra Bellucci, nesta quinta, e ainda enfrentará Tsonga no sábado e o alemão Tommy Haas no domingo. "Foi um longo caminho, eu viajo ao redor do mundo todos os dias, mas nunca tinha vindo ao Brasil. Vejo muitos fãs e atletas brasileiros ao redor do mundo, são muito patrióticos graças a Guga, um dos grandes atletas deste País, que inspiraram uma geração. É um sonho tornando-se realidade", disse, citando o ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e número 1 do mundo por 43 semanas entre 2000 e 2001.

Federer afirma que voltará ao Brasil e pede mais torneios no País:

"Esta não será minha última vez neste País", prosseguiu Roger Federer, afirmando que vai voltar "em algum momento". Ele admitiu que seria "difícil" participar de um torneio oficial como o Brasil Open, em São Paulo, ATP 250 que em 2013 acontece em fevereiro e está fora do calendário do jogador.

"Mas talvez mude para o fim do ano", destacou, citando a possível mudança na data da gira sul-americana do saibro, que pode ser transferida para novembro ou dezembro a partir de 2014. A definição deve sair durante o próximo Aberto da Austrália, em janeiro.

"Exibições são mais fáceis (para vir), mas você nunca sabe como as coisas vão progredir nos próximos 10 anos. Seria ótimo o Brasil ter mais torneios e torneios maiores", completou o suíço. O Rio de Janeiro já confirmou que organizará um ATP 500 cuja estreia está marcada para 2014, também ainda sem data definida. A expectativa é que o evento integre a gira sul-americana do saibro.

Nesta quinta, antes do duelo entre Federer e Bellucci em São Paulo, ocorre a partida preliminar às 19h30, reunindo a dupla número 1 do mundo, formada pelos gêmeos americanos Mike e Bob Bryan, contra os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares. Os ingressos estão à venda no Ginásio do Ibirapuera pelos preços de R$ 500 (cadeira superior) e R$ 990 (cadeira inferior).

Veja a programação das exibições no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo:

6 de dezembro
19h30: Bob/Mike Bryan (EUA) x Bruno Soares/Marcelo Melo (BRA)
Não antes das 21h30: Roger Federer (SUI) x Thomaz Bellucci (BRA)

7 de dezembro
19h30: Maria Sharapova (RUS) x Caroline Wozniacki (DIN)
Não antes das 21h30: Thomaz Bellucci (BRA) x Jo-Wilfried Tsonga (FRA)

8 de Dezembro
19h30: Serena Williams (EUA) x Victoria Azarenka (BLR)
Não antes das 21h30: Roger Federer (SUI) x Jo-Wilfried Tsonga (FRA)

9 de Dezembro
16h: Thomaz Bellucci (BRA) x Tommy Robredo (ESP)
Não antes das 18h: Roger Federer (SUI) x Tommy Haas (ALE)

Roger Federer faz a barba durante evento em São Paulo
Roger Federer faz a barba durante evento em São Paulo
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
publicidade