PUBLICIDADE

Tênis

Embalado, Bellucci atropela australiano na estreia em Roland Garros

25 mai 2015 - 12h26
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Thomaz Bellucci vive a melhor fase de sua carreira nos últimos anos. Dois dias depois de conquistar o título no saibro do ATP de Genebra e quebrar um jejum de quase três anos, o tenista número 1 do Brasil estreou com triunfo em Roland Garros. Na manhã desta segunda-feira, o paulista despachou o australiano Marinko Matosevic, 100º colocado no ranking, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/4 após 1h30 de confronto.

Os pontos conquistados pelo título em Genebra levaram Bellucci ao 40º lugar do ranking da ATP na manhã desta segunda-feira. Na segunda rodada, o brasileiro tem um grande desafio pela frente: precisa passar pelo japonês Kei Nishikori. Na estreia, o cabeça de chave 5 venceu o francês Paul Henri Mathieu (125º) em sets diretos (6/3, 7/5 e 6/1) em 2h11. Bellucci e Nishikori se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, em um challenger na Colômbia em 2007, quando o brasileiro venceu por 3 sets a 0.

Este foi o 18º triunfo do paulista de Tietê em 42 jogados em Grand Slams. Sua melhor campanha na França foi em 2010, quando chegou à quarta rodada como 24º colocado do ranking e caiu para o futuro campeão Rafael Nadal. Na temporada passada, o melhor tenista do País sofria com uma bolha no pé esquerdo e caiu na segunda rodada para o italiano Fabio Fognini, então 15º do ranking (atual 28º). Desse modo, o brasileiro entra no saibro diante de Nishikori defendendo os 45 pontos conquistados em 2014. 

O jogo - Bellucci dominou o primeiro set e obteve chance de quebra logo no primeiro serviço de Matosevic. O australiano salvou os dois primeiros break-points, mas o brasileiro insistiu e conseguiu vencer o game de serviço do adversário na terceira oportunidade. Na sequência, Bellucci aproveitou um erro não forçado do adversário para obter a segunda quebra, convertendo dois aces no game seguinte e abrindo 5/0. Sacando, o australiano ainda venceu um game, mas bastou ao paulista de Tietê administrar o resultado para vencer a parcial por 6/1 em apenas 26 minutos, somando 14 winners contra apenas três de Marinko.

Um serviço quebrado para cada lado marcou o início do segundo set. Bellucci, contudo, obteve nova quebra e abriu vantagem. O brasileiro não conseguia encaixar muito bem o primeiro serviço e obteve apenas 44% de aproveitamento dos pontos, mas no segundo saque, conquistou 80% dos pontos tentados contra apenas 20% do australiano. Bellucci conseguiu mais uma quebra no sétimo game. Sacando para o set, o brasileiro ainda desperdiçou três set-points antes de confirmar a vitória por 6/2 em 31 minutos.

A parcial final foi mais equilibrada. Bellucci desperdiçou um break-point no quinto game, mas aproveitou a segunda chance e quebrou o serviço do australiano. No oitavo game, foi a vez do brasileiro salvar um break-point antes de sofrer a quebra, mas na sequência, o número 1 do Brasil devolveu a gentileza e abriu 5/4. Matosevic lutou para salvar um match-point, mas não evitou derrota por 6/4 e eliminação no saibro francês.

No total, Bellucci anotou 29 winners, sete a mais que o oponente. Converteu 64% dos pontos de primeiro serviço e 71% do segundo, enquanto Matosevic anotou 53% e 37%, respectivamente. Apesar de ter cometido duas duplas faltas, uma a mais que o australiano, Bellucci errou menos: 25 erros não forçados contra 40. Além disso, o paulista anotou cinco aces, três a mais que o número 100 do mundo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade