PUBLICIDADE

Tênis

Federer é eliminado em Madri; Nadal, Serena e Sharapova avançam

9 mai 2013 - 19h46
(atualizado às 20h33)
Compartilhar

O tenista suíço Roger Federer, que defendia o título, foi eliminado nas oitavas de final do Masters 1000 de Madri, enquanto o espanhol Rafael Nadal, a americana Serena Williams e a russa Maria Sharapova avançaram às quartas.

A surpreendente derrota de Federer aconteceu contra o japonês Kei Nishikori, 16º tenista do ranking da ATP, por 6-1, 1-6 y 6-2.

O número dois da ATP e ex-número 1 do mundo voltou às quadras para disputar o torneio da capital espanhola após sete semanas de descanso e não conseguiu encontrar seu jogo.

A eliminação de Federer é a segunda grande surpresa do torneio, após a derrota na primeira rodada de Novak Djokovic, número 1 do mundo, para o búlgaro Grigor Dimitrov.

Federer, que vive um início de temporada complicado, não chegou à final de nenhum torneio e é o único "Top 10", junto com o tcheco Tomas Berdych, que ainda não conquistou um troféu em 2013.

Em Madri, o suíço já foi campeão três vezes (2006, 2009, 2012) e esta derrota pode acarretar a perda do segundo lugar no ranking para o britânico Andy Murray.

"Estou realmente muito decepcionado com a maneira como joguei hoje. Acho até que Kei não precisou jogar seu melhor tênis para me derrotar hoje, o que é ainda mais deprimente", admitiu Federer.

Já Nishikori, de 23 anos, conseguiu uma das vitórias mais importantes da carreira. Ele faz parte da mesma geração de Dimitrov e é uma das grandes promessas do circuito.

"Ele é meu ídolo. Derrotá-lo era um dos objetivos da minha carreira, e ainda mais no saibro, que, como todos sabem, não é minha superfície favorita", declarou um animado Nishikori.

O japonês enfrentará nas quartas de final o espanhol Pablo Andújar.

Mais cedo, o tenista espanhol Rafael Nadal se classificou com facilidade para as quartas de final ao despachar em dois sets, 6-2, 6-3, o russo Mikhail Youzhny.

Nadal, número 5 do mundo, supera assim a eliminação do ano passado nas oitavas de final do torneio disputado pela primeira vez no saibro azul, muito criticado pelos tenistas na época.

O torneio da capital espanhola voltou este ano ao saibro laranja de melhor qualidade, mais conveniente para o estilo de jogo de Nadal.

Nas quartas de final, Rafa terá pela frente o compatriota David Ferrer, que suou para derrotar o alemão Tommy Haas em três sets, 7-5, 4-6, 6-4.

Já o francês Jo-Wilfried Tsonga, cabeça de chave número 7, precisou de 3 sets para vencer o espanhol Fernando Verdasco, por 4-6, 6-3, 6-2.

Tsonga enfrentará o suíço Stanislas Wawrinka, que derrotou a revelação Dimitrov por 2 sets a 1, em parciais de 3-6, 6-4 e 6-1.

Na chave feminina, Serena Williams, campeã no ano passado, passou por María Kirilenko em dois sets, 6-3, 6-1, e segue invicta neste ano no saibro, com oito vitórias seguidas.

A americana jogará nas quartas contra a espanhola Anabel Medina.

A número dois do mundo, Maria Sharapova, derrotou a alemã Sabine Lisicki com parciais de 6-2, 7-5, e chega a 19 vitórias consecutivas no saibro, igualando também seu melhor resultado em Madri, onde no ano passado perdeu nas quartas de final para Serena.

A russa medirá forças na sexta com a eslovaca Daniela Hantuchova, 6-3, 6-4.

O torneio da capital espanhola tem premiação total de 3.370.000 euros para a chave masculina e 3.075.000 para a feminina.

- Resultados da quinta-feira do Masters 1000 de Madri:

Jo-Wilfried Tsonga (FRA/N.7) X Fernando Verdasco (ESP) 4-6, 6-3, 6-2

Tomas Berdych (TCH/N.6) X Kevin Anderson (RAS) 7-6 (7/5), 7-5

Rafael Nadal (ESP/N.5) X Mikhail Youzhny (RUS) 6-2, 6-3

Pablo Andújar (ESP) X Daniel Gimeno (ESP) 5-5 (abandono)

Kei Nishikori (JPA/N.14) X Roger Federer (SUI/N.2) 6-4, 1-6, 6-2

David Ferrer (ESP/N.4) X Tommy Haas (ALE/N.13) 7-5, 4-6, 6-4

Serena Williams (EUA/N.1) X Maria Kirilenko (RUS/N.13) 6-3, 6-1

Anabel Medina Garrigues (ESP) X Yaroslava Shvedova (cAZ) (abandono)

Ekaterina Makarova (RUS) X Marion Bartoli (FRA/N.14) 6-3, 6-2

Kaia Kanepi (EST) X Daniela Hantuchova (SVK) 6-3, 6-4

Maria Sharapova (RUS/N.2) X Sabine Lisicki (ALE) 6-2, 7-5

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade