PUBLICIDADE

Tênis

Federer e Nadal avança às semifinais em Roma, Djokovic eliminado

17 mai 2013 - 20h10
(atualizado às 21h09)
Compartilhar

Ao contrário do sérvio Novak Djokovic, eliminado pelo tcheco Tomas Berdych, o suíço Roger Federer e espanhol Rafael Nadal, garantiram presença nas semifinais do Masters 1000 de Roma.

Federer, segundo cabeça de chave, derrotou o polonês Jerzy Janowicz em dois sets, com parciais de 6-4, 7-6 (7/2), e enfrentará na próxima fase o francês Benoît Paire, surpresa do torneio, que massacrou o espanhol Marcel Granollers por 6-1, 6-0 em menos de uma hora.

Janowicz ameaçou o suíço a todo momento com um saque monstruoso, chegando até 230 km/h, mas acabou cometendo duas dupla-faltas que deram o primeiro set para o ex-número um do mundo.

"Eu esperava enfrentar Del Potro ou Murray, mas Benoît tem ótimo jogo. Ele progrediu muito neste ano, além de ser um cara legal", declarou o suíço.

Já Djokovic, número um do mundo, surpreendeu a todos ao ser eliminado nas quartas de final pelo tcheco Tomas Berdych (N.6) por 2-1, com parciais de 2-6, 7-5, 6-4.

Berdych disputará uma vaga na decisão com Nadal que batalhou muito para superar o compatriota David Ferrer (N.4) por 6-4, 4-6, 6-2.

A derrota de 'Djoko' foi surpreendente porque depois de vencer o primeiro set, o sérvio chegou a liderar a segunda parcial por 5-2, mas permitiu a virada do tcheco.

"Em todo momento acreditei na vitória. Com 5-3 contra mudei de raquete e talvez isto tenha mudado o rumo da partida. Saquei bem. Estou feliz por ter interrompido minha série de derrotas para Novak", disse Berdych.

Esta foi apenas a segunda vitória do tcheco sobre Djokovic em 15 partidas. A primeira aconteceu nas semifinais de Wimbledon em 2010.

"Foi uma partida estranha. Estava jogando muito bem, fiquei a dois ponto de fechar a partida, mas tudo mudou de repente e me tornei um jogador diferente", lamentou o sérvio, que tentou manter o otimismo apesar da derrota.

"Esperava outro resultado, mas por outro lado fico satisfeito por que sei que continuo jogando bem. Agora vou descansar e me preparar para Paris (o Grand Slam de Roland-Garros), o torneio mais importante para mim neste ano", completou.

Mais cedo, o francês Benoît Paire, número 36 do mundo, confirmou sua boa fase atual ao massacrar o espanhol Marcel Granollers por 6-1, 6-0 em menos de uma hora.

No feminino, a russa Maria Sharapova, número dois do mundo, desistiu do torneio por "problemas físicos". "Sinto muito, mas preciso me retirar do torneio. Eu estive doente na semana passada e não estou recuperada", justificou a musa russa na sua conta da rede social Twitter.

Com sua desistência, a italiana Sara Errani avançou às semifinais sem precisar em quadra. Ela enfrentará a bielorrussa Viktoria Azarenka, que precisou de três sets para eliminar a australiana Samantha Stosur, com parciais de 6-4, 1-6, 6-3.

Já a americana Serena Williams, número um do mundo, não tomou conhecimento da espanhola Carla Suárez, que arrasou por 6-2 e 6-0.

Nas semifinais, ela enfrentará a romena Simona Halep, que superou a sérvia Jelena Jankovic de virada por 4-6, 6-0, 7-5.

---Resultados desta sexta-feira no torneio de Roma:

Tomas Berdych (RTC/ N.6)) x Novak Djokovic (N.1) 2-6, 7-5, 6-4.

Benoit Paire (FRA) x Marcel Granollers (ESP) 6-1, 6-0.

Rafael Nadal (ESP) x David Ferrer (ESP) 6-4, 4-6, 6-2.

Roger Federer (SUI/N.2) X Jerzy Janowicz (POL) 6-4, 7-6 (7/2)

Serena Williams (EUA/N.1) x Carla Suárez (ESP) 6-2, 6-0

Sara Errani (ITA/N.7) x Maria Sharapova (RUS/N.2) (desistência)

Simona Halep (ROM) x Jelena Jankovic (SRV) 4-6, 6-0, 7-5

Victoria Azarenka (BLR/N.3) x Samantha Stosur (AUS/N.9) 6-4, 1-6, 6-3

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade