PUBLICIDADE

Tênis

Federer perde de "freguês" e dá adeus precoce na Austrália

23 jan 2015 - 06h41
(atualizado às 07h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Su&iacute;&ccedil;o n&atilde;o ficava de fora das oitavas de final desde 2001</p>
Suíço não ficava de fora das oitavas de final desde 2001
Foto: Quinn Rooney / Getty Images

Roger Federer chegou ao Aberto da Austrália sonhando em retomar a liderança do ranking mundial masculino de tênis, atualmente nas mãos de Novak Djokovic, mas acabou eliminado precocemente do torneio. Na manhã desta sexta-feira, em Melbourne, o suíço perdeu de seu "freguês", o italiano Andreas Seppi, 46º da lista da ATP, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 7/6 (7-5), 4/6 e 7/6 (7-5), em 2h57 de partida, pela terceira rodada.

A partida que tirou Federer do Aberto da Austrália foi a 11ª entre ele e Seppi no circuito, e apenas a primeira vitória do italiano. Antes desta sexta-feira, o tenista de Bolzano tinha vencido apenas um único set sobre o ex-líder do ranking mundial, quando perdeu nas quartas de final do ATP 250 de Doha de 2012.

Federer não era eliminado antes das oitavas de final na Austrália desde 2001, quando disputou o torneio pela segunda vez na carreira. Desde então, o suíço acumula quatro títulos, um vice-campeonato e seis classificações à semifinal, além de duas oitavas no primeiro Grand Slam da temporada profissional.

Federer perdeu para Seppi pela primeira vez após 11 jogos
Federer perdeu para Seppi pela primeira vez após 11 jogos
Foto: Cameron Spencer / Getty Images

O ex-líder do ranking encontrou problemas desde o início da partida diante de Seppi. Sem pressão, o italiano jogou com muita segurança no fundo da quadra e conseguiu uma quebra de saque no nono game do primeiro set. Federer passou a apostar em variações e subidas à rede para surpreender, mas só conseguiu levar a terceira parcial. No quarto set, o suíço desperdiçou um break point logo de cara e falhou no tie-break, perdendo pela primeira vez na carreira para o adversário.

Disputando o Aberto da Austrália desde 2004, Seppi, 30 anos, alcançou pela primeira vez a fase de oitavas de final. O oponente sairá do embate entre o local Nick Kyrgius (53º) e o tunisiano Malek Jaziri (75º).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade