2 eventos ao vivo

Federer "perde" para boleiro, mas vence Tsonga em SP

8 dez 2012
23h32
atualizado em 9/12/2012 às 01h00
Henrique Moretti
Direto de São Paulo

Derrotado pelo brasileiro Thomaz Bellucci na última quinta-feira, Roger Federer venceu uma partida pela primeira vez no Brasil neste sábado. Em um Ginásio do Ibirapuera recebendo quase lotação máxima - a capacidade é para cerca de 10 mil pessoas -, o suíço superou o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/3.

» Confira 31 recordes da carreira de Federer

Mais uma vez, o suíço jogou praticamente em casa. A estrela da turnê Gillette Federer Tour via bandeiras de seu país e muitos fãs vestindo camisetas vermelhas nas cadeiras do ginásio paulistano. Ele não decepcionou a torcida, dominou a partida desde o início e poderia ter vencido com ainda mais facilidade.

O suíço abriu rapidamente 2/0 e chegou a sacar para fechar o primeiro set em 5/4, mas levou uma quebra. Ele se recuperaria com a vitória no tie-break e a exibição segura na segunda parcial, em que passou a liderar o placar abrindo 4/2.

O momento mais curioso da partida ocorreu no oitavo game. Após Federer disparar uma devolução de winner e depois um forehand vencedor em longa troca de bolas, Tsonga estava em desvantagem de 15-30 quando "desistiu" de jogar. Ele se retirou da área de jogo, sentando-se na lateral da quadra e colocando um dos pegadores de bola em seu lugar.

O boleiro, visivelmente nervoso, errou os dois saques e cometeu uma dupla-falta, mas recebeu uma nova oportunidade de Federer. O suíço resolveu sacar e o fez de forma fraca. Depois de alguns golpes, a direita do garoto tocou na fita da rede e passou. O astro ainda tentou correr na direção da bola, mas não a alcançou.

Os fãs se divertiram bastante com a participação do pegador, que viu Tsonga sair correndo para abraçá-lo para comemorar a vitória no ponto. Na volta da partida, Federer seguiu com o show. Ele acertou uma devolução fulminante de forehand que deixou o adversário sem reação, chegando ao duplo match point. O suíço ainda brincou novamente, chamando outro boleiro para devolver o saque do francês, e depois desperdiçou ambas as chances.

No game seguinte, porém, Tsonga não mais sobreviveu. Federer completou a vitória com um 6/3, fechando a partida em uma hora e 38 minutos. No ginásio o clima era de festa, com aplausos para ambos os jogadores. O francês se despediu de São Paulo neste sábado e se prepara para fazer nova exibição com Federer em 15 de dezembro, em Bogotá. Já o suíço ainda atua uma última vez no Brasil: neste domingo, volta ao Ibirapuera para encarar o alemão Tommy Haas, não antes das 18h (de Brasília).

Jo-Wilfried Tsonga e Roger Federer se cumprimentam após jogo deste sábado
Jo-Wilfried Tsonga e Roger Federer se cumprimentam após jogo deste sábado
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
publicidade