PUBLICIDADE

Tênis

Ferrer derrota Tsonga e faz final espanhola com Nadal em Roland Garros

7 jun 2013 - 17h40
(atualizado às 18h44)
Compartilhar

David Ferrer, cabeça de chave número 4 do Aberto de tênis da França, derrotou o francês Jo-Wilfred Tsonga (Nº6), 6-1, 7-6 (7/3) e 6-2 na semifinal jogada na quadra central de Roland Garros, e enfrentará agora o compatriota Rafael Nadal na final.

'Rafa', cabeça de chave número 3 e atual campeão do Grand Slam parisiense, teve que batalhar para derrotar o tenista número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, numa antológica partida de cinco sets, com parciais de 6-4, 3-6, 6-1, 6-7 (3/7) e 9-7.

A final deste ano será a primeira entre espanhóis em Roland Garros desde que Albert Costa se sagrou campeão ao derrotar Alex Corretja em 2002.

Ferrer chega à sua primeira final de Grand Slam com uma campanha irretocável, não tendo perdido sequer um set durante toda a competição.

O primeiro set foi um monólogo magistral do espanhol de 31 anos, que quebrou o saque de Tsonga três vezes e fechou em 6-1.

O francês tentou reagir no segundo set, assumindo as rédeas ao quebrar o serviço de Ferrer logo no inicio, abrindo 3-0. Contudo, o espanhol não se deixou abater e, mesmo com a torcida apoiando muito o tenista da casa, igualou o placar e levou a disputa ao tie-break, que ele venceu com certa tranquilidade (7/3).

O terceiro set seguiu o roteiro escrito por Ferrer, que parece viver uma 'segunda juventude'. Ele quebrou o saque do anfitrião no quarto game, e chegou a abrir 4-1, fechando em 6-2 o set e a partida, que durou 2 horas e 4 minutos.

"Estou muito feliz, este torneio é especial para mim. Jogar a minha primeira final de Grand Slam em Roland Garros, o torneio mais importante na minha opinião, é simplesmente fantástico", disse Ferrer após o triunfo.

"Será minha primeira final, então acho que vou ficar nervoso, mas espero fazer uma boa partida", continuou o espanhol, que falou também do favoritismo do compatriota Nadal. "Ganhar de Rafa no saibro é muito difícil, Djokovic quase conseguiu, mas ele é o número 1 do mundo. Eu vou ter que jogar meu melhor tênis, mas ele é o favorito".

Com a vitória, o espanhol tem agora três vitórias e apenas uma derrota contra Tsonga.

Mais cedo, o 'Rei do saibro', Rafael Nadal teve que passar por uma verdadeira maratona para chegar à sua 8ª final em Roland Garros, derrotando Djokovic em cinco sets após 4 horas e 37 minutos de jogo.

A partida entre Nadal e Djokovic foi muito disputada, como era de se prever. Para muitos, esse confronto era a final antecipada do torneio.

"É uma vitória muito especial para mim, parabéns a Novak, é um grande campeão que vai ganhar aqui em Roland Garros", disse o espanhol sobre o jogo contra um adversário que ainda não possui um título de Grand Slam francês.

Já Djokovic reconheceu a superioridade de seu adversário.

"Jogamos uma partida incrível. Agora sinto a decepção pela derrota, mas quero felicitar Rafael por ter sido valente. Quando estava atrás no quinto set, ele deu todo tipo de golpes. Para mim, este não foi o meu ano. Dei tudo de mim, caí fisicamente e, mesmo que eu tenha melhorado, ele jogou em alto nível", reconheceu o derrotado Djokovic.

--- Resultados das semifinais masculinas de Roland Garros:

Rafael Nadal (ESP/Nº3) x Novak Djokovic (SRV/Nº1) 6-4, 3-6, 6-1, 6-7 (3/7), 9-7

David Ferrer (ESP/Nº4) x Jo-Wilfred Tsonga (FRA/Nº6) 6-1, 7-6 (7/3), 6-2

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade