PUBLICIDADE

Tênis

Flagrado no antidoping, tenista norte-americano é suspenso por 15 anos

18 mar 2015 - 16h11
(atualizado às 16h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Flagrado no exame antidoping pela segunda vez na carreira, o tenista Wayne Odesnik deverá cumprir 15 anos de suspensão do circuito profissional, conforme punição anunciada nesta quarta-feira pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (a sigla Usada, em inglês) e pelo Programa Antidoping de Tênis, da Federação Internacional de Tênis (ITF).

Aos 29 anos, o norte-americano foi examinado fora de competição com amostras de urina nos dias 14 e 17 de dezembro, e novamente no início de janeiro.

Os resultados apontaram o uso de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, também na sigla em inglês), como um tipo de hormônio de crescimento, moduladores metabólicos e agentes anabolizantes como a metenolona.

A primeira suspensão de Odesnik foi recebida no final de 2009, quando o tenista - na época, ainda 77º do mundo - foi flagrado com uma quantia significativa de hormônio de crescimento. Na ocasião, foi afastado por dois anos em primeira instância, conseguindo reduzir a pena para um ano. Dessa vez, como reincidente, o norte-americano recebeu uma punição maior e só poderá voltar à quadra no dia 29 de janeiro de 2030, quando já terá 44 anos de idade.

Atualmente na 267ª posição no ranking do ATP, Wayne Odesnik também perderá os pontos e as premiações conquistados desde dezembro, período em que participou do Australian Open e dos challengers de Happy Valley e Maui.

Quarto melhor tenista do mundo, o escocês Andy Murray comentou a suspensão de Odesnik em sua conta do Twitter. "Tchau tchau, Wayne... Curta a liberdade", escreveu, recebendo respostas positivas e negativas pelo comentário.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade