0

Andy Roddick surpreende e anuncia aposentadoria aos 30 anos

30 ago 2012
19h14
atualizado às 20h26

O tenista americano Andy Roddick, 30 anos, anunciou nesta quarta-feira que irá se aposentar do circuito profissional. O ex-número 1 do ranking da ATP afirmou que deixará as quadras tão logo encerre sua participação no US Open 2012, no qual já está em ação.

»Sexo, racismo e tabus; veja mudanças inesquecíveis do tênis

"Eu decidi que este será meu último torneio. Quando eu estava jogando pela primeira rodada, já havia tomado minha decisão", afirmou Roddick, que estreou vencendo o também americano Rhyne Williams na primeira rodada por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/4. Segundo ele, a decisão já vinha sendo amadurecida há algum tempo.

"Tive muitas lembranças diferentes. Estes caras estão ficando muito, muito bons, e eu não tenho certeza se tenho condições físicas para fazer o que quero. Quando saía de Wimbledon, senti que sabia: não conseguia me imaginar lá por mais um ano", completou.

A despedida de Roddick das quadras pode acontecer já nesta sexta-feira, quando enfrenta o australiano Bernard Tomic pela segunda rodada na quadra do Arthur Ashe Stadium. Será o primeiro confronto do americano, 22º melhor tenista do mundo na atualidade, com o rival, o 43º da lista.

Em reta final de carreira, Roddick se mostrou satisfeito com a trajetória e afirmou ter "amado cada minuto" de sua passagem pelas quadras. "Eu ainda amo o lado inocente do jogo. Amo acertar bolas de tênis", disse ele, fora ainda do time americano nas semifinais da Copa Davis - John Isner, Ryan Harrison, Bob Bryan e Mike Bryan formam a equipe americana na competição.

Ao longo da carreira, Andy Roddick conquistou 32 títulos, sendo apenas um de Grand Slam - o US Open de 2003. Finalista de Wimbledon em 2004, 2005 e 2009, ele conquistou US$20.5 milhões de premiações na carreira, chegando ao topo do ranking em novembro de 2003.

Curiosamente, o anúncio de Andy Roddick chega um dia depois da aposentadoria de Kim Clijsters. A belga, ex-número 1 do ranking da WTA, deu adeus às quadras nesta quarta-feira, após ser derrotada pela inglesa Laura Robson na segunda rodada.

Americano enfrenta Tomic nesta sexta-feira; se perder, encerra carreira
Americano enfrenta Tomic nesta sexta-feira; se perder, encerra carreira
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade