PUBLICIDADE

Grand Slam

Azarenka bate Clijsters, faz final inédita e busca número 1

26 jan 2012 - 04h34
(atualizado às 08h24)
Compartilhar

A tenista bielorrussa Victoria Azarenka bateu a belga Kim Clijsters nesta quinta-feira e garantiu presença na final do Aberto da Austrália - sua primeira decisão de Grand Slam. Azarenka venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/3. Se for campeã, a tenista, 22 anos, será pela primeira vez na carreira a líder do ranking feminino - atualmente ocupa o terceiro lugar.

» Raquete mais pesada pode "reaproximar" Nadal e Djokovic; saiba como

» Relembre as 20 maiores zebras da história do Aberto da Austrália

Clijsters, por sua vez, tem adiado o sonho de conquistar o bicampeonato do torneio australiano e talvez não tenha mais esta chance, visto que admitiu que a participação em 2012 poderia ser sua última em Melbourne. A belga, 28 anos, atualmente a 14ª do ranking mundial, ganhou ainda por três vezes o Aberto dos Estados Unidos.

O primeiro set começou equilibrado, mas Azarenka não demorou muito para quebrar o serviço de Clijsters, diferença que não seria revertida pela belga durante a parcial. No set seguinte, Clijsters mostrou toda a habilidade de uma ex-número um do mundo, recuperou-se e marcou inapeláveis 6/1.

O terceiro set se iniciou com 2/0 para Azarenka, após a bielorrussa quebrar o serviço de Clijsters. A belga converteu outro break point em seguida, mas perdeu os dois games seguintes, ficando em desvantagem de 4/1. Sem conseguir devolver a quebra, a atual campeã do Aberto da Austrália, que havia tido um problema em seu tornozelo esquerdo nas oitavas de final e não vinha 100% fisicamente, caiu por 6/3.

Azarenka enfrentará na decisão a russa Maria Sharapova. Quem vencer será a nova número um do mundo, desbancando a dinamarquesa Caroline Wozniacki, eliminada nas quartas de final. Sharapova, atualmente a quarta colocada do ranking, bateu a checa Petra Kvitova, a segunda, também por 2 sets a 1: 6/2, 3/6 e 6/4.

O retrospecto entre as rivais que se encontrarão no próximo sábado aponta empate no geral por 3 a 3 e em quadras duras, semelhantes às da Rod Laver Arena, por 2 a 2. A última partida, disputada em 2011, foi no saibro, e Sharapova perdia por 4/6 e 3/0 quando a adversária abandonou o encontro.

Aberto da Austrália - infográfico
Aberto da Austrália - infográfico
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade