PUBLICIDADE

Grand Slam

Bellucci sofre apagão, leva virada com "pneu" e cai em estreia

29 ago 2011 - 20h40
(atualizado às 22h16)
Compartilhar

Thomaz Bellucci sofreu uma derrota inacreditável nesta segunda-feira e se despediu do Aberto dos Estados Unidos na primeira rodada, aumentando a sequência de derrotas consecutivas e realizando a pior campanha da carreira na competição nova-iorquina. Após vencer os dois primeiros sets sobre o israelense Dudi Sela, o tenista número 1 do Brasil e 35 do mundo sofreu uma pane mental e foi eliminado pelo 93º colocado do ranking da ATP por 3 a 2, parciais de 4/6, 2/6, 6/4, 6/3 e um humilhante 6/0 na última parcial.

Marcado pela dificuldade de decidir partidas relativamente tranquilas, Bellucci teve a partida nas mãos nesta segunda-feira, antes de "apagar" em quadra. Além de ter vencido as duas primeiras parciais sobre Sela, o brasileiro tinha uma quebra de vantagem de 3/1 na terceira parcial.

No entanto, o paulista de Tietê não conseguiu administrar a vantagem para fechar a partida: perdeu o saque, permitiu que Sela empatasse em seguida e inclusive fechasse a parcial por 6/4. Bellucci sentiu o baque: foi quebrado pelo israelense no início do quarto set e não teve forças para reagir.

Sela aproveitou a crise de confiança de Bellucci, que esporadicamente encaixava uma bola vencedora em quadra. Logo de cara, o israelense quebrou duas vezes o saque do brasileiro e abriu 3/0, quando Bellucci requisitou atendimento médico alegando dores na perna esquerda.

Manquitolando, com a cabeça baixa e irritadiço, reclamando da torcida (que gritava o nome de Guga), Bellucci foi mais do que apático no decorrer da parcial. O brasileiro não conseguiu vencer um game sequer, dando adeus ao US Open sofrendo um humilhante "pneu" (6/0).

A derrota para Dudi Sela nesta segunda representou para Bellucci a manutenção da terrível má fase desde o Masters 1000 de Madri, quando chegou a eliminar o escocês Andy Murray e teve o jogo na mão para vencer Novak Djokovic na semifinal, mas igualmente cedeu a virada. Desde então, o brasileiro não conseguiu passar das oitavas de final de nenhuma competição da ATP.

Além disso, o brasileiro sofreu sua terceira derrota consecutiva na temporada: eliminado na segunda rodada do Masters 1000 do Canadá para o francês Richard Gasquet, ele ainda caiu na estreia do Masters 1000 de Cincinnati para o espanhol Fernando Verdasco.

Para piorar, Bellucci deixa o Aberto dos Estados Unidos com seu pior desempenho na chave principal da competição: o brasileiro havia alcançado a segunda rodada nas últimas três edições do Grand Slam nova-iorquino. Ele nunca havia sido eliminado na estreia, tendo sido superado pelo argentino Juan Martín Del Potro em 2008, pelo francês Gilles Simon em 2009 e pelo sul-africano Kevin Anderson na temporada passada.

Alheio à péssima fase de Bellucci, Sela aguarda para conhecer seu próximo adversário no US Open. O israelense enfrentará o vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer, ex-número 1 do mundo e atual terceiro do ranking, e o colombiano Santiago Giraldo.

Outro brasileiro em ação no US Open, o qualifier João Olavo Souza, o Feijão, deve estrear na competição somente na terça-feira. O tenista de Mogi das Cruzes, 90º do mundo, enfrentará o convidado americano Robby Ginepri, que atualmente figura na modestíssima posição 363 do ranking.

Bellucci decepcionou na estreia do Aberto dos EUA; se vencesse, brasileiro poderia enfrentar Roger Federer na segunda rodada
Bellucci decepcionou na estreia do Aberto dos EUA; se vencesse, brasileiro poderia enfrentar Roger Federer na segunda rodada
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade