1 evento ao vivo

Com russa, Soares derrota checos e vai à primeira final de Grand Slam

5 set 2012
18h45
atualizado às 19h14

O mineiro Bruno Soares colocou o Brasil novamente na final de um Grand Slam. Nesta quarta-feira, ele e a russa Ekaterina Makarova avançaram à decisão do torneio de duplas mistas do Aberto dos Estados Unidos, ao derrotarem os checos Frantisek Cermak e Lucie Hradecka por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.

Maria Sharapova (foto) venceu a italiana Marion Bartoli, nesta quarta-feira, nas quartas de final do US Open, e irá enfrentar a bielorrussa Victoria Azarenka nas semifinais do Grand Slam de Nova York
Maria Sharapova (foto) venceu a italiana Marion Bartoli, nesta quarta-feira, nas quartas de final do US Open, e irá enfrentar a bielorrussa Victoria Azarenka nas semifinais do Grand Slam de Nova York
Foto: Getty Images

É a primeira final de Grand Slam da carreira de Soares, que tem seis títulos de duplas e chegou a ocupar o 14º lugar do ranking mundial. Nos quatro torneios mais importantes do mundo, seu melhor desempenho era a semifinal do Aberto da França de 2008, jogando ao lado do sérvio Dusan Vemic. Na ocasião, perderam para Pablo Cueva e Luis Horna.

Na decisão em Nova York, Soares (que, na chave de duplas do certame norte-americano, bateu os irmãos Bryan, os melhores da ATP, ao lado do austríaco Alexander Peya) e Makarova enfrentam a checa Kveta Peschke e o polonês Marcin Matkowski , cabeças de chave 4. A parceria europeia derrotou os principais favoritos ao título, a norte-americana Liezel Huber e o bielorrusso Max Mirnyi.

Bruno Soares é o oitavo jogador nacional a chegar à final de um Grand Slam na categoria profissional. Maria Esther Bueno, dona de 19 títulos de torneios deste nível, e Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, foram os que se sagraram vencedores na decisão.

Thomaz Koch, Cláudia Monteiro, Cássio Motta, Jaime Oncins e Marcelo Melo também alcançaram a decisão de um Grand Slam na carreira, mas acabaram derrotados e ficaram com o vice-campeonato.

O último tenista nacional a chegar a uma final de Grand Slam foi Marcelo Melo, ex-parceiro de Soares. Em 2009, ele chegou à decisão do Aberto da França de duplas mistas ao lado da norte-americana Vania King.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade