PUBLICIDADE

Grand Slam

Djokovic arrasa promessa americana e vai à terceira rodada

16 jan 2013 - 09h32
(atualizado às 10h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais promessas do tênis americano, Ryan Harrison não foi páreo para Novak Djokovic no Aberto da Austrália. Em grande exibição na manhã desta quarta-feira, o sérvio, número 1 do mundo, arrasou o rival, número 68, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/3. Djokovic busca vaga nas oitavas de final do Grand Slam contra o checo Radek Stepanek.

Djokovic vibra após dominar Harrison em Melbourne
Djokovic vibra após dominar Harrison em Melbourne
Foto: AP

» Confira fotos curiosas e veja Aberto da Austrália por outro ângulo

Bastante concentrado, Djokovic rapidamente abriu 3/0 e dominou a partida desde o início. O sérvio somou 37 bolas vencedoras, sendo sete aces, e 16 erros não forçados. Ele não cedeu break points e converteu seis das 13 chances de quebra que colecionou na partida.

Dominante, Djokovic venceu em uma hora e 31 minutos e só não o fez mais rapidamente devido ao sétimo game do terceiro set, que durou mais de dez minutos. Após ganhá-lo e diminuir sua desvantagem na parcial para 3/4, Harrison vibrou, mas não conseguiu ir muito além disso. Ele colecionou 17 winners e 28 erros não forçados no duelo, em que nem mesmo seu forte serviço conseguiu atrapalhar o rival.

Djokovic, por exemplo, devolveu o saque mais rápido do confronto, a 223 km/h, com um winner de devolução de backhand. Com muita potência, Harrison teve média de 197 km/h no primeiro serviço, contra 182 km/h do adversário. O americano, 20 anos, foi o sétimo colocado do ranking juvenil em 2008. Na mesma temporada, aos 15 anos e 11 meses, tornou-se o terceiro tenista mais jovem desde 1990 a vencer uma partida de ATP, superando o uruguaio Pablo Cuevas em Houston. O líder nessa estatística é o francês Richard Gasquet, seguido pelo espanhol Rafael Nadal.

Harrison tentava chegar à terceira rodada de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Derrotado, pelo menos recebeu um elogio de Djokovic, que disse que o rival tinha um "bom futuro" em entrevista ainda em quadra. O sérvio se prepara agora para encarar Stepanek, número 33 do mundo, que nesta quarta-feira bateu o espanhol Feliciano López, o 42, em sets diretos de 6/2, 6/2 e 6/4.

No confronto direto com o checo, Djokovic tem vantagem de sete vitórias e uma derrota. O jogador, 25 anos, foi campeão do Aberto da Austrália em 2008, 2011 e 2012 e pode se tornar o primeiro tenista a ganhar o torneio três vezes consecutivas na história da Era Aberta. Apenas os australianos Jack Crawford (tricampeão entre 1931 e 1933) e Roy Emerson (pentacampeão entre 1963 e 1967) conseguiram o feito, mas o fizeram antes da Era Aberta, que começou em 1968 e marca a entrada dos profissionais nos Grand Slams.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade