PUBLICIDADE

Grand Slam

Errani bate top 10, quebra tabu e faz melhor campanha em Slams

5 jun 2012 - 10h48
(atualizado às 12h29)
Compartilhar

A ascensão da italiana Sara Errani no circuito feminino de tênis continua. Nesta terça-feira, a 24ª colocada do ranking venceu a alemã Angelique Kerber, décima favorita ao título de Roland Garros, e avançou às semifinais com a vitória por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7-2).

» Vote e eleja o melhor tenista de todos os tempos

» Qual a maior conquista amorosa de um tenista na história?

A vitória serviu para derrubar dois importantes tabus para Errani, 25 anos. Em 28 tentativas anteriores, ela jamais havia batido uma integrante do top 10 do ranking feminino - Kerber, 24, é exatamente a décima colocada.

A italiana também nunca chegara tão longe em um Grand Slam desde a primeira participação, no Aberto dos Estados Unidos de 2007. Antes das quartas de final na Austrália, neste ano, não tinha nem sequer passado da terceira rodada em competições desse porte.

Durante o jogo, Errani começou pressionando o saque de Kerber no primeiro set, acertando 17 pontos de devolução, mas sofreu com as bolas vencedoras da adversária na parcial seguinte e a viu sacar para forçar o terceiro set em 5/4 e 6/5.

No 12º game da segunda parcial, Kerber ainda teve dois set points, sempre não consecutivos, mas a italiana salvou ambos: em um deles, encaixou uma linda deixadinha após uma longa troca de bolas.

Discreta no tie-break, quando aparentava mais cansaço que a oponente, a alemã não conseguiu igualar a semifinal que conseguiu no US Open de 2011, mas fez sua melhor campanha em Roland Garros. Em quatro participações no evento de Paris, havia sido eliminada três vezes na estreia e uma na segunda rodada.

Classificada, Errani superou Kerber pela primeira vez na carreira, dando o troco em relação ao único encontro anterior: na quadra dura de Hobart, também em 2012, perdera por 6/1 e 6/2 nas oitavas de final.

A italiana, cujo melhor posicionamento no ranking de simples foi o 23º lugar no fim de maio, era apenas a 45ª colocada em janeiro, quando iniciou grande ascensão. Quadrifinalista do Aberto da Austrália no piso sintético, passou a se destacar no saibro, conquistando títulos nesse piso em Acapulco, Barcelona e Budapeste.

Para ir além e alcançar a primeira final de Grand Slam de sua vida, Errani precisa superar mais um tabu. Em cinco partidas, ela ainda não conseguiu ganhar de sua próxima adversária, a australiana Samantha Stosur. Desses confrontos, apenas um aconteceu no saibro: no mês passado, em Roma, onde Stosur triunfou por 6/3 e 7/5 na segunda rodada.

Também nesta terça-feira, a australiana, número 6 do mundo, passou pelas quartas de final de Roland Garros ao bater a eslovaca Dominika Cibulkova, a 16, por 6/4 e 6/1. Stosur foi campeã do Aberto dos EUA em 2011.

Em 28 tentativas anteriores, Errani nunca havia batido uma top 10 do ranking
Em 28 tentativas anteriores, Errani nunca havia batido uma top 10 do ranking
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade