PUBLICIDADE

Grand Slam

Federer passa sufoco na estreia, mas vira sobre colombiano

21 jun 2010 - 12h30
(atualizado às 16h06)
Compartilhar

Roger Federer não teve uma estreia fácil como poderia se imaginar e passou sufoco para eliminar o colombiano Alejandro Falla na primeira rodada de Wimbledon. Em pouco mais de três horas de jogo, o tenista suíço venceu, de virada, por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 4/6, 6/4, 7/6 e 6/0. Após cometer muitos erros nos primeiros sets, Federer empatou o jogo em 2 a 2 e ganhou com facilidade a quinta parcial, mantendo viva a esperança de se igualar a Pete Sampras com sete títulos na grama do torneio londrino e na busca pelo bicampeonato, já que conquistou o título do ano passado batendo Andy Roddick na decisão.

» Veja fotos do confronto

» Clijsters aplica "pneu" e
vence estreia em Wimbledon

» Veja tenista que chegou a
Wimbledon graças a Kombi

» Nadal segue líder do ranking da ATP; Bellucci segue em 24º

No primeiro set, Federer e Falla fizeram um jogo equilibrado, com ambos confirmando seus cinco primeiros serviços, deixando o placar empatado em 5 a 5. Na sexta vez em que teve o saque a favor, o tenista suíço foi quebrado e deu a oportunidade para o colombiano fechar a parcial. Falla sacou com precisão e fechou o primeiro set por 7/5. A primeira parcial foi disputada em 38 minutos e o baixo número de erros não forçados do tenista sul-americano foi determinante, já que cometeu três contra sete do cabeça de chave número um do torneio.

Confiante após vitória no set inicial, Falla manteve o alto nível de seu jogo e Federer seguiu fazendo uma boa atuação, dando sequência ao equilíbrio da primeira parcial. O suíço fez um bom segundo set com seis aces contra dois, 18 golpes vencedores contra 13 e apenas 10 erros, mesmo número do rival. Apesar do bom desempenho, Federer desperdiçou as duas chances que teve para quebrar o saque de Falla, que foi eficiente e aproveitou a única oportunidade dada pelo suíço e, no décimo game, quebrou o serviço de Federer e abriu 2 a 0 fechando o set por 6/4, em 40 minutos.

Em péssima situação na partida, Federer voltou para a quadra com a obrigação de vencer o set e se manter vivo na disputa. Atual campeão, o suíço continuou com dificuldades por causa da excelente atuação de Falla. Assim como na primeira parcial, o aspecto decisivo foram os erros não forçados. Com somente quatro pontos concedidos contra 11, Federer esteve mais seguro em quadra e, em 40 minutos, diminuiu a desvantagem vencendo o set por 6/4, sendo que, a quebra decisiva aconteceu quando o suíço ganhava por 5 a 4. Neste set, Federer fez três aces contra quatro do rival e obteve 19 golpes vencedores, mesmo número do adversário.

No quarto set, o tenista suíço começou muito mal e teve seu serviço quebrado logo no primeiro game. Irreconhecível no reinicio do embate, Federer cometeu nove erros não forçados e quatro duplas-faltas em apenas três games. Em vantagem no set, Falla seguia consistente e cometendo poucos erros. O tenista colombiano abriu 5 a 4 no placar e sacava para finalizar o confronto, no entanto, no momento decisivo do jogo, Federer ressurgiu, devolveu a quebra e empatou o duelo. Os tenistas converteram seus saques e a partida foi para o tie-break. No desempate, o suíço se impôs em quadra, fez 7-1, fechou em 7/6 e empatou a partida em 2 sets a 2.

O quinto e decisivo set começou com Falla tendo seu serviço quebrado. O tenista colombiano sentiu a perda do terceiro e do quarto sets e viu Federer abrindo 2 a 0. Visivelmente abalado com a reação do suíço, Falla perdeu o foco e não conseguia segurar o ímpeto de Federer. Com mais uma quebra, o número 2 do mundo fez mais um serviço e ampliou a vantagem para 4 a 0. Com facilidade, Federer fechou a parcial por 6/0, em 25 minutos, e avançou para a segunda rodada, onde enfrenta o sérvio Ilija Bozoljac, que venceu o chileno Nicolas Massu, por 3 sest a 1.

O suíço precisou de cinco sets para vencer Alejandro Falla
O suíço precisou de cinco sets para vencer Alejandro Falla
Foto: EFE
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade