PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Grand Slam

Ferrer bate Murray, quebra tabu espanhol e faz primeira semi

6 jun 2012 - 15h40
(atualizado às 15h48)
Compartilhar

David Ferrer está na semifinal de Roland Garros pela primeira vez na carreira. Nesta quarta-feira, o sexto colocado do ranking venceu o britânico Andy Murray, quarto cabeça de chave, por 3 a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (3-7), 6/3 e 6/2. Ele desafia o compatriota Rafael Nadal por uma vaga na decisão, quebrando um tabu de nove anos sem dois tenistas da Espanha entre os quatro melhores do Grand Slam francês.

» Veja as melhores fotos dos bastidores de Roland Garros

» Veja os vestidos das tenistas em Roland Garros 2012

Em 2003, Albert Costa e Juan Carlos Ferrero reeditaram a decisão do ano anterior pelo direito de jogar contra o holandês Martin Verkerk. As quartas de final daquela edição ainda tiveram Tommy Robredo e Carlos Moyà.

Ferrer é o primeiro "intruso" nas semifinais desde Wimbledon do ano passado. No Aberto dos Estados Unidos de 2011 e da Austrália desta temporada, os quatro melhores ranqueados jogaram entre si por um lugar na final. Roland Garros do ano passado teve o mesmo cenário.

Ao longo do torneio, Murray sofreu com dores nas costas e precisou virar sua segunda rodada contra o finlandês Jarkko Nieminem. Essa lesão o fez desistir do Masters 1000 de Madri, prejudicando ainda mais sua campanha ruim no saibro europeu. Ele foi às quartas de Monte Carlo e Barcelona, mas parou na segunda rodada de Roma.

Ferrer chegou a Paris com 19 vitórias na terra batida - 21 contando o confronto com a Áustria na Copa Davis -, e os títulos de Acapulco e Buenos Aires. Antes de Roland Garros, ele só foi derrotado por Roger Federer, Rafael Nadal e Thomaz Bellucci. Fez final em Barcelona e semi em Roma.

Com um erro de direita, Murray foi quebrado no quarto game do primeiro set. Ferrer sacou para o jogo em 5/3, mas o britânico começou a acertar bolas mais fundas, manteve o espanhol na linha de base e conseguiu dois break points. No primeiro deles, o sexto do mundo isolou um forehand e cedeu a quebra.

Murray saiu atrás no game seguinte, esteve perdendo por 0/30, mas passou a sacar com eficiência e conseguiu um game point. Ferrer recuperou-se, levou a iguais e fechou o set frustrando o serviço do adversário.

No segundo set, eles trocaram quebras nos primeiros games, mas a partida foi interrompida por causa da chuva por alguns minutos. Murray reclamou da umidade da quadra, chamou as bolas de "tijolos" e também se incomodou com uma das câmeras. Mesmo assim, quebrou Ferrer com uma boa devolução de backhand e alguns ótimos golpes de direita.

A falta de consistência voltou a assolar o britânico no game seguinte. Com três break points a seu favor, o espanhol apenas assistiu ao rival errar um voleio fácil e empatou, mas perdeu o seu primeiro set em Roland Garros no tie-break.

Os dois tenistas confirmam seus primeiros saques do terceiro set, mas o jogo mais uma vez foi interrompido por causa da chuva. Ferrer quebrou para abrir 2 a 1, mas perdeu um serviço de zero e o jogo ficou empatado em 3 a 3. Mais uma vez, Murray errou uma bola fácil na rede e foi quebrado. No nono game, salvou dois break points antes de mandar um forehand bem longe da linha e perder a parcial.

Depois de um longo rali, Ferrer tentou uma bola curta, mas esbarrou na rede e foi quebrado. No quarto game, aproveitou dois erros não forçados de direita do britânico para ficar com uma quebra de vantagem. Conseguiu administrar até estar ganhando por 5 a 2 e frustrou mais uma vez o serviço de Murray para ganhar o jogo.

Ferrer fez semifinal na Austrália e nos Estados Unidos, mas nunca havia conseguido em Roland Garros
Ferrer fez semifinal na Austrália e nos Estados Unidos, mas nunca havia conseguido em Roland Garros
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade