PUBLICIDADE

Grand Slam

Nadal ainda se vê "muito longe" dos recordes de Federer

19 jun 2011 - 19h25
(atualizado às 21h15)
Compartilhar

O tenista espanhol Rafael Nadal, número um do mundo e campeão atual do torneio de Wimbledon, disse neste domingo que se sentia "muito longe dos recordes do suíço Roger Federer", na véspera de sua estreia no Grand Slam londrino.

Federer, que já é o recordista absoluto de títulos conquistados no Grand Slam (16), pode alcançar a marca do americano Pete Sampras, heptacampeão em Wimbledon, se levantar o troféu nesta edição. Já o espanhol, que aos 25 anos já soma 10 vitórias em torneios do Grand Slam, consagrou-se campeão duas vezes na grama londrina, em 2008 e 2010.

Nadal esbanja confiança, após ter conquistado o hexacampeonato em Roland Garros, igualando-se ao sueco Bjorn Borg. Porém, ele mostrou muito respeito por Federer, que derrotou na decisão do torneio parisiense. "Não estou nem perto dos 16 títulos em Grand Slam de Roger. Dezesseis é muita coisa. Posso sonhar com muitas coisas, mas para mim, ainda é só um sonho", declarou.

Nadal ainda afirmou que seu triunfo no saibro de Paris lhe deu "uma dose extra de tranquilidade", mas salientou que seria "quase impossível" repetir a incrível sequência vitoriosa de 2010, quando faturou três Grand Slams consecutivos: Roland Garros, Wimbledon e o US Open.

"Estou muito feliz como o decorrer da temporada, mas não acredito que possa repetir o feito do ano passado", confessou. Nadal, visto como o "rei do saibro", acha que o torneio de Wimbledon é um desafio ainda mais difícil por ser disputado sobre grama, longe de ser seu piso predileto.

"Já disse mil vezes que para mim era importante jogar bem aqui em Wimbledon. No início da minha carreira, todo mundo dizia que com meu estilo de jogo seria muito difícil triunfar na grama", afirmou.

Ele disse temer principalmente os confrontos contra "bons sacadores", mas se vê hoje como um jogador "mais completo" em relação aos anos anteriores. Nadal estreia nesta segunda-feira na quadra central Wimbledon contra o americano Michael Russell.

Nadal acha improvável conquistar Grand Slams de forma seguida em 2011
Nadal acha improvável conquistar Grand Slams de forma seguida em 2011
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade