PUBLICIDADE

Grand Slam

Nadal arrasa Wawrinka e revê Djokovic na semi de Roland Garros

5 jun 2013 - 13h33
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nadal busca oitavo título no Grand Slam francês, sendo o quarto seguido</p>
Nadal busca oitavo título no Grand Slam francês, sendo o quarto seguido
Foto: Getty Images

Após um início de campanha irregular em Roland Garros, Rafael Nadal elevou o nível e arrasou o suíço Stanislas Wawrinka nas quartas de final da competição. Em jogo disputado na tarde desta quarta-feira em Paris, o espanhol dominou o adversário desde o início e confirmou a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/1.

Número 4 do mundo, Nadal praticamente não foi ameaçado por Wawrinka, o 10. Mostrando-se agressivo com o forehand, o espanhol conseguiu uma quebra de saque logo no primeiro game da partida.

Wawrinka, que tentava definir os pontos rapidamente e costumava subir à rede, teve um único grande momento no jogo. No sexto game do segundo set, após perder três break points, ele aproveitou a quarta chance e derrubou o saque do rival, fazendo 3/3. Na sequência, porém, sofreu nova quebra e viu Nadal se impor com ainda mais facilidade na terceira parcial, em que rapidamente abriu vantagem de 5/0. 

<p>Djokovic está na semifinal em Paris pelo terceiro ano consecutivo</p>
Djokovic está na semifinal em Paris pelo terceiro ano consecutivo
Foto: Getty Images

Com o resultado, Nadal se tornou o primeiro tenista na história da Era Aberta a fazer oito semifinais de Roland Garros. Em todas as aparições anteriores nessa fase, o espanhol, 27 anos, sagrou-se campeão: em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012. Ele só contabiliza uma derrota na história do torneio: em 2009, quando foi eliminado pelo sueco Robin Soderling.

Na semifinal marcada para a próxima sexta-feira, Nadal reencontrará o sérvio Novak Djokovic. Número 1 do planeta, Djokovic bateu também nesta quarta o alemão Tommy Haas por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (7-5) e 7/5. 

Djokovic precisou trabalhar um pouco mais que Nadal para avançar: jogou por duas horas e 13 minutos, contra uma hora e 56 minutos do espanhol.

O sérvio poderia ter visto o placar igualado no segundo set, em que Haas liderou o tie-break com 4-2 e saque, porém perdeu a vantagem. Na terceira parcial, a vitória de Djokovic poderia ter ocorrido com bem mais facilidade: ele desperdiçou um match-point no nono game e na sequência, ao sacar para fechar o duelo com 5/4, falhou. Na sequência, no entanto, o líder do ranking mundial acumulou nova quebra de serviço e desta vez confirmou a vantagem. 

A vitória valeu a 12ª classificação seguida de Djokovic à semifinal de um Grand Slam. Finalista de Roland Garros no ano passado, o sérvio perdeu a decisão para Nadal e agora tenta o troco contra o rival.

Para conquistar o único grande torneio que ainda lhe falta, Djokovic precisa superar um retrospecto negativo de 19 derrotas e 15 vitórias diante de Nadal. O último jogo, contudo, traz boas lembranças para o sérvio, que venceu o adversário na final do Masters 1000 de Monte Carlo, em 2013, por 6/2 e 7/6 (7-1).  

Veja em 100 fotos as melhores tenistas de Roland Garros

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade