PUBLICIDADE

Grand Slam

Vice de Roland Garros entra para história e perde set sem vencer ponto

30 jun 2012 - 13h03
(atualizado às 14h04)
Compartilhar

A cazaque Yaroslava Shvedova entrou para a história de Wimbledon e do tênis ao conseguir um "golden set" ("set de ouro"), ou seja, vencer um set por 6/0 sem perder nenhum ponto sequer. Número 65 do mundo, ela eliminou neste sábado a italiana Sara Errani, atual vice-campeã de Roland Garros, por 6/0 e 6/4.

»Sexo, racismo e tabus; veja mudanças inesquecíveis do tênis

» Veja as melhores fotos dos bastidores de Roland Garros

» Veja os vestidos das tenistas em Roland Garros 2012

Segundo publica o site oficial de Wimbledon, o jogo entra para a história com o primeiro "golden set" já visto na história do torneio - e o primeiro em uma partida feminina desde o início da Era Aberta, em 1968. Isso ocorreu no primeiro set, quando Shvedova venceu todos os 24 pontos disputados, fechando a parcial em 15 minutos.

De acordo com as estatísticas da partida disponibilizadas no site, a cazaque teve uma exibição praticamente perfeita no primeiro set, com 14 bolas vencedoras e nenhum erro não forçado - os números de Errani foram respectivamente de zero e um.

No segundo set, a italiana reagiu e conquistou 27 pontos, contra 35 da rival, mas não evitou a derrota por 6/4, desta vez em 42 minutos.

Após arrasar a número 10 do mundo, Shvedova encara nas oitavas de final de Wimbledon a americana Serena Williams, sexta cabeça de chave e tetracampeã do torneio, que superou uma batalha de duas horas e 28 minutos neste sábado contra a chinesa Jie Zheng, batida por 2 sets a 1, com 6/7 (5-7), 6/2 e 9/7.

Segundo o site de Wimbledon, o último "golden set" do tênis profissional veio em 22 de fevereiro de 1983, quando o americano Bill Scanlon bateu o brasileiro Marcos Hocevar por 6/2 e 6/0 na primeira rodada do torneio Gold Coast Classic, em Delray Beach, na Flórida, nos Estados Unidos.

Na segunda parcial, Hocevar perdeu todos os 24 pontos disputados, marca negativa igualada por Errani neste sábado. Especializada em saibro, a italiana, 25 anos, vinha em alta no circuito após ser vice-campeã de Roland Garros. Em 9 de junho de 2012, ela foi derrotada pela russa Maria Sharapova na decisão do evento por 6/3 e 6/2.

Curiosamente, Shvedova quase havia entrado para a história de uma maneira semelhante em 2006. Ela conseguiu vencer 23 pontos consecutivos diante de Amy Fraser nas oitavas de final do WTA de Memphis, mas desperdiçou a chance de completar o "golden set". A cazaque, então a número 228 do planeta, ainda perderia o encontro com a americana por 1/6, 6/0 e 6/0.

Com informações da agência EFE

Italiana Errani perdeu todos os 24 pontos disputados no primeiro set contra Shvedova
Italiana Errani perdeu todos os 24 pontos disputados no primeiro set contra Shvedova
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade