Boletim
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
// Jonas Bjorkman (SE)
Biografia Histórico
Perfil Ano a ano
Principais conquistas Grand Slams

Principais conquistas

Profissional desde 1991, começou a conquistar seus primeiros êxitos profissionais um ano depois, ao vencer o primeiro torneio Challenger na modalidade de duplas em Tampere, jogando em parceria com Donar. Em 1993, o jogador sueco realizou uma sólida campanha no circuito Challenger ao vencer três competições: em Bérgamo, Nagoya e Aachen, embora também tenha disputado as finais em Newcastle e Kuala Lumpur.

Na temporada correspondente a 1994, chegou a sua primeira semifinal em um torneio da ATP, em Schenectady. Na modalidade de duplas, as coisas andaram bem para o sueco, que ganhou vários campeonatos Challenger e o troféu da ATP de Jacarta. Em 1995, disputou a final em Hong Kong, onde perdeu para Chang.

No ano de 1996, Bjorkman começou a ganhar importância no Grand Slam, chegando à quarta etapa tanto em Roland Garros como no Aberto dos Estados Unidos; além disso, disputou com seu país a final da Copa Davis jogando a partida de duplas, embora a França tenha levado o título no final.

Em 1997, conseguiu tornar-se o primeiro tenista sueco e colocou-se entre os dez primeiros da ATP. Impôs-se nos torneios de Auckland, Indianápolis e Estocolmo. Além disso, chegou à final no Masters Series de Paris e à penúltima etapa do Aberto dos Estados Unidos.

No ano de 1998, conseguiu seu primeiro triunfo em um Grand Slam, na modalidade de duplas, especificamente ao vencer o Aberto da Austrália, tendo Eltingh como parceiro. Além disso, venceu com a Suécia a Copa Davis ao derrotar a Itália na final. Em 1999, conseguiu disputar as semifinais nos torneios de Tóquio e de Xangai e ainda, em duplas, repetiu o triunfo no Aberto da Austrália.

Em 2000, chegou à quarta etapa em Wimbledon e às semifinais em Nottingham, também na grama. Disputou as quartas-de-final em Xangai e Moscou e a semifinal em Estocolmo.

Em duplas, em Moscou, Copenhague e Indianápolis. Em 2001, continuou sua sólida carreira como jogador de duplas, embora na categoria simples as coisas não estivessem tão bem para ele, chegando às semifinais no torneio de Sydney, onde obteve seu melhor resultado nessa temporada.

Na campanha de 2002, venceu o torneio de Wimbledon na categoria de duplas.

Na categoria simples, venceu o torneio de Nottingham e chegou às quartas-de-final no aberto da Austrália, perdendo para Thomas Johansson. No ano seguinte, Bjorkman continuou sua sensacional trajetória em duplas, vencendo nos Grand Slams de Wimbledon e no Aberto dos Estados Unidos. Venceu também em sua terra natal, no campeonato de Estocolmo e em Halle, sempre com seu parceiro Todd Woodbridge, formando uma das melhores duplas de tênis do circuito internacional. Na categoria simples, seus resultados de maior destaque foram as quartas-de-final em Wimbledon e as semifinais de Nottingham.

Em 2004, disputou as semifinais em Marselha e as quartas-de-final em Doha. Disputou os Jogos Olímpicos de Atenas, embora tenha sido eliminado na primeira etapa; depois se recuperou, chegando às quartas-de-final no Aberto dos Estados Unidos. Chegou depois às finais do ATP Masters Series de Miami e Cincinnati, na categoria duplas.

Em 2005, o jogador sueco venceu o torneio de Ho Chi Minh, no Vietnã. Enquanto isso, continuou obtendo excelentes resultados em duplas, vencendo em Roland Garros, nos Masters Series de Miami, Cincinnati e Hamburgo, além de chegar à final no Aberto dos Estados Unidos e às semifinais no Aberto da Austrália. Venceu também em Bastad.