PUBLICIDADE

Indian Wells: Serena encerra boicote de 14 anos por racismo

4 fev 2015 - 13h20
(atualizado às 14h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Demorou 14 anos para Serena Williams decidir pelo retorno a Indian Wells, nos Estados Unidos. Atual número 1 da lista da WTA, a norte-americana acusa ter sofrido insultos que interpretou como racistas em 2001, quando disputava a final do torneio. Nesta quarta-feira, ela confirmou sua volta em comunicado publicado no site da revista Time.

"Jogo pelo amor ao esporte e com todo esse amor na cabeça, e com um novo entendimento do que é o perdão, é que anunciou que voltarei a Indian Wells em 2015", encerrou a dona de 19 títulos de Grand Slam. Serena, contudo, voltará sem a companhia da irmã Venus.

<p>Serena abraça pai após final de Indian Wells em 2001; 14 anos de boicote por causa de manifestações interpretadas como racistas pela família Williams</p>
Serena abraça pai após final de Indian Wells em 2001; 14 anos de boicote por causa de manifestações interpretadas como racistas pela família Williams
Foto: Jed Jacobsohn / Getty Images

Campeã do Aberto da Austrália no último sábado, Serena demonstrou que o ocorrido na competição californiana se mantém vivo em sua memória. Na ocasião, ela garantiu vaga na decisão porque sua irmã Venus não entrou em quadra nas semifinais por conta de uma tendinite.

O fato gerou descontentamento por parte da torcida, que ofendeu Serena durante a decisão diante da belga Kim Clijsters. O título terminaria nas mãos da norte-americana, que foi vaiada e zombada de uma maneira que considerou racista.

"Foi duro, para mim, esquecer as horas que passei chorando no vestiário de Indian Wells depois de vencer em 2001, dirigir de volta para Los Angeles sentido que havia perdido o maior jogo de todos os tempos, não apenas um jogo de tênis, mas uma luta pela igualdade", recordou.

Após aquele episódio, nem Serena nem Venus voltaram a jogar nas quadras duras de Indian Wells. No entanto, a melhor tenista da atualidade também tem boas recordações do torneio: "Foi lá que venci minha primeira partida como profissional, em 1997, com a minha irmã nas duplas. Minha primeira grande vitória aconteceu lá, quando bati Steffi Graf na final de 99".

"Pensei em voltar a Indian Wells várias vezes durante minha carreira", admitiu a norte-americana de 33 anos. "Alguns disseram que eu não deveria voltar lá nunca mais e outros que deveria voltar no ano seguinte. Eu entendo suas perspectivas e apenas segui meu coração", encerrou Serena.

Serena Williams ao lado de Kim Clijsters após decisão de 2011; tenista nunca mais voltou a Indian Wells
Serena Williams ao lado de Kim Clijsters após decisão de 2011; tenista nunca mais voltou a Indian Wells
Foto: Adam Pretty/AUS Allsport / Getty Images

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade