Copa Davis

 
 

Esportes » Tênis » Torneios » Torneios

 Marcos Daniel arrasa e faz primeiro ponto do Brasil na Davis
07 de maio de 2010 11h59 atualizado às 14h21

Marcos Daniel fez o que dele se esperava na manhã desta sexta-feira e já abriu vantagem para o Brasil no confronto com o Uruguai válido pelo Zonal Americano da Copa Davis. Sem dificuldades, o gaúcho marcou 3 sets a 0 sobre Marcel Felder, com fáceis parciais de 6/4, 6/1 e 6/1, e fez a festa da torcida em Bauru, onde até Gustavo Kuerten está presente.

» Djokovic inicia defesa de título em casa com vitória
» Semifinalista em Israel, Thiago Alves mira Wimbledon
» Marcos Daniel abre série brasileira contra o Uruguai na Davis
» Jankovic humilha Venus e encara Serena na semi em Roma

A partida serviu como pontapé inicial do embate que está sendo realizado em uma quadra de saibro de Bauru, no interior de São Paulo. Quem sair vencedor estará classificado para a repescagem da Davis, valendo vaga para o Grupo Mundial, do qual os brasileiros não participam desde 2003.

Para vencer, Daniel contou principalmente com a força de seu serviço, que lhe rendeu mais de 16 aces durante o confronto. "Vivi um dia de (John) Isner e (Ivo) Karlovic", disse ele em entrevista ao Sportv, citando dois tenistas que têm mais de 2 m de altura.

O gaúcho, de 1,80 m, só cometeu um pequeno deslize no início da partida. Aparentemente nervoso, ele perdeu os dois primeiros games antes de iniciar uma arrancada que não deu chances a Felder, número 267 do mundo que assumiu a condição de melhor tenista uruguaio a partir da ausência de Pablo Cuevas - o 57º colocado do ranking masculino preferiu permanecer na Europa para disputar o ATP 250 de Estoril.

Daniel, atualmente dono da 91ª posição dessa lista, já deixou o Brasil mais próximo da repescagem. Para chegar lá, a equipe precisa de mais duas vitórias, sendo que a próxima pode vir ainda nesta sexta, quando Thomaz Bellucci, o 26º melhor tenista do planeta, espera confirmar seu favoritismo contra Martín Cuevas (apenas o 853º), irmão do ausente Pablo.

Nesse encontro, Bellucci será comandado pela primeira vez na Copa Davis por João Zwetsch, técnico que já o acompanha no circuito profissional. Zwetsch estreia como capitão do time brasileiro justamente diante do Uruguai.

Em Bauru, um dos destaques é a presença de Gustavo Kuerten. De boné, óculos escuros e uniforme da delegação brasileira, o tricampeão de Roland Garros acompanhou o duelo que abriu o confronto. Coincidentemente, o catarinense venceu seu último jogo de simples na Copa Davis contra o mesmo Felder: em 2005, ele ganhou com parciais de 6/1, 6/0, 3/6 e 6/4 em Montevidéu.

Com mais facilidades que Guga daquela vez, Daniel ampliou sua vantagem sobre Felder no confronto direto. Ambos se enfrentaram pela primeira vez em Belo Horizonte, há cinco anos. Na rodada inicial do evento disputado na capital mineira, o brasileiro também venceu com tranquilidade por 7/5 e 6/1.

Frente ao Uruguai, o experiente Marcos Daniel, 31 anos, disputa a Davis pela quinta vez. Com o triunfo sobre Felder, o tenista de 31 anos acumula quatro vitórias e duas derrotas em simples. Em duplas, faturou o único jogo que disputou.

Marcel Felder, 25 anos, conta com mais experiência no torneio que o brasileiro. Em Bauru, o atleta participa de sua 20ª série. Em simples, são 15 vitórias e 10 derrotas. Nas duplas, contabiliza 10 triunfos e cinco tropeços. Ao lado de Pablo Cuevas, ele forma a melhor parceria da história do Uruguai na tradicional competição por equipes.

Redação Terra