O brasileiro Ricardo Mello venceu nesta segunda-feira o alemão Bjorn Phau por 3 sets a 1, parciais 6/4, 7/5, 4/6 e 7/6 94), e avançou à segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos.
» Veja fotos da rodada 
» Sensação em 2009, Oudin vence com pneu e avança
» Guga diz que recusou convite para ser técnico na Davis
» Becker lamenta ter vencido jogo contra premiê búlgaro
» Confira antes e depois de 40 estrelas do tênis mundial
De volta à chave principal do Grand Slam após cinco anos, Mello começou a partida com um fraco desempenho no saque e cedeu a quebra no primeiro game. O brasileiro devolveu a quebra e equilibrou o embate, ainda não sacando bem, com apenas 34% de aproveitamento do primeiro saque, perdendo mais uma vez o game.
Mesmo sem apresentar o seu melhor tênis no primeiro set, Mello teve 100% de aproveitamento na quebra de saque do adversário, conquistando mais dois games de saque de Phau. No segundo set, o brasileiro melhorou o seu serviço, conquistando 82% dos pontos disputados com seu primeiro saque e anotou dois aces, contra quatro de Phau.
O alemão, por sua vez, também melhorou o desempenho no saque, com 75% de aproveitamento do primeiro serviço, mas errou mais que Mello. Equilibrada, a partida seguiu empatada até o 12º game, quando o brasileiro conseguiu a quebra e fechou o set.
No terceiro set, Mello caiu no rendimento do saque e cometeu cinco duplas faltas, contra nenhuma do alemão, que cresceu na partida e levou a parcial. O último set seguiu com os dois tenistas confirmando o saque. Depois de três horas e 12 minutos de partida, Mello fechou o jogo no tie-break.
Na próxima fase, o brasileiro terá um difícil compromisso contra Juan Carlos Ferrero, vice-campeão do Aberto dos Estados Unidos em 2003. O espanhol, cabeça de chave número 22 da atual edição, estreou nesta segunda-feira com vitória em três sets sobre o eslovaco Martin Klizan, parciais 6/1, 6/3 e 6/0.

- AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


