PUBLICIDADE

Tênis

Juvenis brasileiros disputam torneio por convite de Roland Garros

15 abr 2015 - 14h50
(atualizado às 14h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Alguns dos principais tenistas juvenis do Brasil disputarão uma vaga na chave do Aberto da França. Nesta semana, São Paulo recebe pela primeira vez o Rendez-Vous à Roland Garros, torneio promovido pela Federação Francesa de Tênis, que levará seus campeões a Paris na busca por uma vaga na versão juvenil do Grand Slam francês.

O torneio paulistano será disputado por 16 atletas na chave masculina e 16 na chave feminina. Os campeões da edição brasileira do evento irão a Paris em maio disputar uma vaga na chave juvenil de Roland Garros contra os vencedores de eventos semelhantes realizados em Xangai e Nova Déli.

O triangular final será organizado pela própria Federação Francesa de Tênis em uma quadra montada sob a Torre Eiffel, principal ponto turístico de Paris.

"É uma aproximação dessa meninada com Roland Garros, com o que existe de melhor. Desse torneio sai um jogador para disputar a fase final da seletiva já com tudo pago pela Federação Francesa, o garoto se sente valorizado. E isso vai ser jogado embaixo da Torre Eiffel. O promocional é muito importante, mas tecnicamente também é muito bacana", disse o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jorge Lacerda.

A realização do Rendez-Vous à Roland Garros é parte de um acordo firmado entre as duas entidades nacionais de tênis, que prevê auxílio técnico e administrativo dos franceses aos brasileiros para o desenvolvimento da modalidade no País.

Como Roland Garros é o único torneio de Grand Slam disputado em quadras de saibro, a Federação Francesa quer popularizar o jogo neste piso pelo mundo para assim aumentar a importância de sua competição.

"O Brasil é conhecido por ser uma terra que gosta de esportes, especialmente o tênis, e com nomes consagrados como Guga", afirmou Jeremy Botton, diretor executivo da Federação Francesa de Tênis. "Pelo menos dois desses jovens jogarão em Paris e, quem sabe, nas próprias quadras de Roland Garros", afirmou.

Na chave masculina do torneio, 15 atletas foram selecionados a partir seus rankings na Federação Internacional de Tênis (ITF), e um foi indicado pelo Clube Paineiras, que sedia o evento. O mais bem posicionado é o paulista Igor Marcondes, de 16 anos, vice-campeão do Banana Bowl e 66º da lista.

No feminino, 14 jogadoras entraram por ranking, uma foi indicada pelo Paineiras e outra pela Federação Paulista de Tênis. A mais bem ranqueada é Sophia Chow, 109ª da ITF.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade