PUBLICIDADE

Tênis

"Maratonista" Nishikori bate Djokovic, vai à final do US Open e faz história

6 set 2014 - 17h23
(atualizado às 17h46)
Compartilhar

A Ásia terá pela primeira vez na história neste domingo um representante em uma final de Grand Slam, depois que o japonês Kei Nihiskori superou mais uma "maratona" de tênis e derrotou o sérvio Novak Djokovic na semifinal do US Open neste sábado por 3 sets a 1, com parciais de 6-4, 1-6, 7-6(5) e 6-3.

Nishikori já havia estado em quadra por quase 14 horas em sua campanha no torneio em Nova York, mais de três a mais que 'Djoko', que havia perdido apenas um set. Contudo, quem acusou o calor de mais de 30 graus na Artur Ashe foi o líder do ranking da ATP, que errou muito e adiou o sonho do bi.

O tenista de 24 anos, 11º colocado da lista mundial e que subirá ao menos para oitavo na próxima semana, espera agora pelo vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer, segundo cabeça de chave, e o croata Marin Cilic, 14º pré-classificado. Se o mau tempo permitir, os dois se enfrentam ainda neste sábado.

A primeira semifinal, que durou 2h46min, começou favorável a Nishikori, que precisou de apenas uma quebra de saque para vencer por 6-4. O segundo set foi uma exceção, em que o atleta asiático parecia sucumbir e perdeu por 6-1.

A partir da terceira parcial, porém, Djokovic esteve irreconhecível e errou muito, com direito a quatro duplas faltas, ao menos duas delas em momentos decisivos. Quando se esperava o encolhimento do 11º colocado do ranking, ele cresceu, venceu por um tie-break com propriedade e obteve uma quebra de frente no quarto set para fechar o jogo e fazer história.

EFE   
Compartilhar
Publicidade