PUBLICIDADE

Tênis

Kvitova tira invencibilidade de Serena; Sharapova dá adeus

8 mai 2015 - 09h32
(atualizado às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A americana Serena Williams foi derrotada pela primeira vez na temporada 2015 de tênis. Nesta sexta-feira, pela semifinal do Premier de Madri, ela caiu diante da checa Petra Kvitova por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.

Kvitova não deu chance para a favorita Serena
Kvitova não deu chance para a favorita Serena
Foto: Andrea Comas / Reuters

Líder do ranking mundial, Serena venceu os 23 jogos anteriores em que entrou em quadra neste ano, 20 deles pelo circuito profissional da WTA e três pela Fed Cup. Com isso, conquistou o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, e o Premier de Miami. A americana abandonou o Premier de Indian Wells um dia antes do duelo que faria com Simona Halep pela semifinal devido a uma lesão no joelho direito.

Geralmente eficiente sacando, Serena não conseguiu utilizar esta arma diante de Kvitova. No duelo desta sexta, a americana venceu apenas 60% dos pontos em que jogou com o primeiro serviço e 28% das disputas em que precisou jogar com o segundo saque. Acabou oferecendo 11 chances de quebra para a checa, que concretizou seis.

Serena conheceu a primeira derrota no ano
Serena conheceu a primeira derrota no ano
Foto: Clive Brunskill / Getty Images

Kvitova, por outro lado, aproveitou as fragilidades da adversária para jogar com segurança. Teve o serviço superado duas vezes (uma delas sacando para o jogo) e conseguiu a vitória em apenas uma hora e 14 minutos de partida.

Kuznetsova derruba Sharapova

A outra finalista é a russa Svetlana Kuznetsova, que derrotou a compatriota e rival de longa data Maria Sharapova por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.

Essa foi a quinta vitória de Kuznetsova em 13 duelos contra Sharapova, que ainda tem vantagem no retrospecto direto. A tenista de São Petersburgo, no entanto, não vencia a compatriota desde 2008, ano em que a superou na semifinal do Premier de Indian Wells. Nos últimos quatro duelos, a vitória tinha sido da ex-líder do ranking mundial.

Kuznetsova fez um jogo melhor do que a compatriota Sharapova
Kuznetsova fez um jogo melhor do que a compatriota Sharapova
Foto: Andrea Comas / Reuters

Sharapova jogava em Madri para defender o título conquistado na temporada passada e também retomar a vice-liderança do ranking mundial. Não conseguiu e acabou sofrendo a segunda eliminação consecutiva no saibro às vésperas do Grand Slam francês - caiu na estreia do Premier de Stuttgart, em que também defendia o título.

A bela russa iniciou o ano na vice-liderança do ranking e sonhando em retomar a posição de honra, nas mãos de Serena Williams. Mas a instabilidade de resultados após o vice do Aberto da Austrália a fez ser ultrapassada pela romena Simona Halep, agora número 2 do mundo.

Sharapova era a atual campeã de Madri
Sharapova era a atual campeã de Madri
Foto: Andrea Comas / Reuters

A grande final

A decisão do Premier de Madri será disputada entre Petra Kvitova e a russa Svetlana Kuznetsova. Elas já se enfrentaram quatro vezes pelo circuito profissional, com vantagem no retrospecto para a tenista checa, vencedora de três duelos.

Kuznetsova, no entanto, pode comemorar por ter vencido o único jogo entre elas disputado no saibro, mesmo piso utilizado em Madri, justamente o último. Na terceira rodada de Roland Garros da temporada passada, a russa fez 2 sets a 1, de virada.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade