PUBLICIDADE

Tênis

Nadal perde para o 135º do mundo na primeira rodada de Wimbledon

24 jun 2013 - 15h22
(atualizado às 15h45)
Compartilhar

O tenista espanhol Rafael Nadal caiu logo na primeira rodada do Grand Slam de Wimbledon ao perder nesta segunda-feira por 7-6 (7/4), 7-6 (10/8) e 6-4 para o belga Steve Darcis, que ocupa apenas a 135ª posição do ranking da ATP.

Quinto cabeça de chave do torneio, Nadal não mostrou a mesma boa forma física de quinze dias atrás, quando conquistou seu oitavo título em Roland Garros.

Na temporada passada, o espanhol de 26 anos já tinha sido vítima da zebra ao perder na segunda rodada para o tcheco Lukas Rosol, então número cem do mundo.

Na ocasião, o 'rei do saibro', que também brilhou na grama ao se sagrar campeão de Wimbledon em 2008 e 2010, sofria muito por causa de uma lesão no joelho que em seguida o afastou das quadras por sete meses.

Nadal voltou à competição em fevereiro e parecia ter voltado no auge da sua forma, chegando às finais de todos os nove torneios que disputou, conquistando sete títulos.

A derrota desta segunda-feira foi apenas a terceira do ano, a primeira em 23 partidas, desde que perdeu para o sérvio Novak Djokovic na final do Masters Series de Monte Carlo.

"Não quero falar sobre meu joelho hoje, porque tudo que falar poderia soar como uma desculpa. Não quero isso. Isso é o esporte, às vezes se joga bem, às vezes não, hoje, praticamente nada funcionou para mim", lamentou.

"É difícil se adaptar à grama, é sem dúvidas o piso mais difícil para mim, não consegui encontrar meu ritmo", ressaltou Nadal, que não havia disputado nenhum torneio de preparação na grama depois do seu triunfo em Roland Garros.

Desde o início da partida, o espanhol mostrava muita fragilidade no backhand e não chegava nas bolas com a velocidade que o consagrou como um dos jogadores mais resistentes do circuito fisicamente.

Na próxima rodada, Darcis, de 29 anos e que até então só havia vencido uma partida em Wimbledon, terá pela frente o polonês Lucasz Kubot.

"Ninguém esperava que eu vencesse hoje. Sei que Nadal não jogou seu melhor tênis, mas foi uma grande vitória para mim", comemorou o belga, que já havia brilhado na quadra central do All England´s Club em julho do ano passado, quando eliminou o tcheco Tomas Berdych, então número 7 do mundo (hoje número 6) na primeira rodada do torneio olímpico dos Jogos de Londres.

A eliminação de Nadal facilita em teoria a vida de Federer, que evita assim o possível confronto com seu maior carrasco nas quartas de final.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade