inclusão de arquivo javascript

Tênis

 
 

Nadal vence Federer na Batalha das Superfícies

02 de maio de 2007 14h05 atualizado às 14h13

Como já era esperado, Nadal e Federer fizeram um duelo equilibrado. Foto: Reuters

Como já era esperado, Nadal e Federer fizeram um duelo equilibrado
Foto: Reuters

O espanhol Rafael Nadal superou o suíço Roger Federer e foi o vencedor da Batalha das Superfícies, jogo disputado em uma quadra metade de grama e metade de saibro, em Mallorca, nesta quarta-feira.

» Confira mais fotos
» Veja como foi o jogo

Nadal, número dois do mundo no Ranking de Entradas da ATP, superou o melhor tenista da atualidade por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 4/6 e 7/6 (12/10).

Durante a partida, pode-se notar que na maioria das vezes quem jogou no saibro se deu melhor em virtude da velocidade da bola, que é mais lenta.

Um fato interessante é que quando os tenistas mudavam de lado, também trocavam de tênis, já que cada superfície tem o seu calçado especial.

No primeiro set, Nadal começou mais agressivo. Logo no quarto game, quando Federer estava na grama, o espanhol conseguiu encaixar boas devoluções, aproveitando a maior rapidez da quadra adversária, e quebrou o saque rival.

Na vez seguinte que sacou, o suíço levou outro susto, agora no saibro. Porém, ele saiu de uma desvantagem de 40/0 e diminuiu a diferença no set.

Mais adaptado às constantes mudanças, Federer devolveu a quebra no game seguinte. Assim como na outra quebra, o sacador estava na grama.

Com os dois tenista sacando bem em ambos os lados da quadra, o primeiro set se prolongou até Federer sacar novamente na grama em 5/6. Com boas devoluções, Nadal garantiu nova quebra e fechou em 7/5.

Porém, logo no primeiro game do set seguinte, o espanhol perdeu o saque mesmo jogando em seu piso preferido, o saibro. A partir daí, Federer não deu chances ao adversário, obtendo ótimo aproveitamento no saque.

A diferença persistiu até o 10º game, quando o suíço sacou no saibro para vencer por 6/4 e forçar um terceiro set, para a alegria dos organizadores e do público presente na arena montada em Palma de Mallorca.

No set final, Federer e Nadal deram ao público mais um espetáculo. Eles levaram o jogo até o tie-break. Federer abriu 4/0, mas Nadal reagiu e buscou o empate.

Na seqüência, o suíço, que estava na grama, errou uma devolução e permitiu a virada de Nadal. O espanhol teve um match point logo em seguida, porém, mesmo no saibro, ele cometeu uma dupla falta.

Depois disso, o jogo parou para a troca de calçados. Na volta, Federer salvou outro match point e depois teve sua chance para fechar a partida, mas jogou ela para fora.

O tie-break seguiu com os dois tenistas se alternando até 10/10, quando Nadal tomou conta novamente das ações do jogo e venceu por 12/10.

Redação Terra