PUBLICIDADE

Grand Slam

Zvonareva vence algoz de Venus e está na final de Wimbledon

1 jul 2010 - 10h57
(atualizado às 11h23)
Compartilhar

Vera Zvonareva venceu nesta quinta-feira Tsvetana Pironkova e garantiu a primeira vaga para a final da chave feminina do torneio de Wimbledon. Após despachar Kim Clijsters nas quartas de final, a tenista russa derrotou a búlgara, que havia derrotado Venus Williams, e confirmou presença em sua primeira decisão de Grand Slam. Zvonareva finalizou o embate por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2 e aguarda a vencedora do duelo entre a americana Serena Williams e a checa Petra Kvitova.

» Confira fotos da partida

» Veja musas de Wimbledon

» Soderling considera Nadal favorito ao título em Londres

» Nadal diz que Murray está pronto para ganhar Grand Slam

As tenistas entraram em quadra atrás de um feito inédito em suas carreiras. Ambas as jogadoras nunca haviam chegado a uma fina de Grand Slam. No primeiro set, Pironkova teve um aproveitamento de primeiro serviço superior a de Zvonareva (70% a 60%) e conseguiu conquistar mais pontos quando colocou em quadra o primeiro saque (84% a 67%). Apesar dos seis erros contra apenas um da russa, a búlgara fez dez winners (bolas vencedoras) contra oito da adversária. Um pouco melhor em quadra, Pironkova aproveitou uma das duas chances para quebrar o serviço de Zvonareva e fechou a primeira parcial por 6/3, em 32 minutos.

Derrotada na primeira parcial, Zvonareva voltou mais agressiva e aumentou seu número de bolas vencedoras, superando a búlgara neste fundamento (14 a 9). Assim como na primeira etapa do embate, a russa continuou errando menos (5 a 7), construiu sua vitória no segundo set e empatou a partida. A cabeça de chave 21 também melhorou seu saque, aumentando a porcentagem de acertos do primeiro serviço e subindo o aproveitamento de pontos ganhos nesta situação de 67% para 82%. Zvonareva fez 6/3 em 36 minutos de disputa.

No terceiro e decisivo set, Zvonareva deu sequência ao seu melhor momento na partida e arrasou Pironkova. A cabeça de chave 21 fez nove bolas vencedoras contra quatro da búlgara, superando seus excessivos erros não forçados (7 a 3). A atleta russa fechou a partida com parcial de 6/2, em 38 minutos e confirmou ida para a final de Wimbledon. Durante a disputa, Zvonareva fez dois aces contra três de Pironkova, 31 bolas vencedoras contra 23 da rival e cometeu 13 erros não forçados contra 16 da adversária. Este foi o segundo confronto entre as jogadoras e a primeira vitória de Zvonareva.

Com a vitória, a russa chega a sua primeira final de Grand Slam
Com a vitória, a russa chega a sua primeira final de Grand Slam
Foto: EFE
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade