PUBLICIDADE

Grand Slam

Nadal vence Murray e acaba com sonho britânico em Londres

2 jul 2010 - 14h22
(atualizado às 15h47)
Compartilhar

Rafael Nadal venceu Andy Murray na segunda semifinal de Wimbledon, nesta sexta-feira, e agora enfrentará Thomas Berdych na decisão do tradicional Grand Slam londrino. O número 1 do mundo e 2º cabeça de chave da competição acabou também com um sonho local, já que desde 1938 um jogador britânico não chega a uma final no gramado do All England Club. O espanhol derrotou Murray por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6 e 6/4. Esta foi a 11ª vez que os tenistas se encontraram e foi a oitava vitória de Nadal contra três do britânico.

» Veja fotos do confronto

» Veja musas de Wimbledon

» Berdych vence Djokovic e está na decisão em Londres

» Vida de Capriati é marcada por títulos, excessos e vexames

No primeiro set, Nadal entrou em quadra e adotou uma estratégia conservadora, buscando cometer poucos erros. Murray começou agressivo, fez cinco aces contra nenhum do rival e 13 winners (bolas vencedoras) contra sete do espanhol. No entanto, o fator que pesou na parcial foram os cinco erros não forçados do britânico contra apenas um do cabeça de chave 2. Nadal aproveitou a única chance e quebrou o serviço de Murray para fechar por 6/4, em 37 minutos.

Na segunda parcial o confronto seguiu equilibrado. Murray teve duas oportunidades de quebra, porém, não foi eficiente. Já Nadal não ameaçou o serviço do britânico em nenhum momento. Com tamanho equilíbrio, a partida só foi definida no tie-break e com vantagem para o espanhol, que fechou por 7/6 (8-6) e abriu 2 a 0 na partida. Neste set, Murray fez cinco aces contra um e cometeu sete erros contra 11 do espanhol. Ambos os tenistas fecharam o set com 14 bolas ganhadoras.

No terceiro set, o britânico apresentou poder de reação e obteve uma quebra de saque importante logo no início. No entanto, quando o placar registrava 4 a 3, Nadal conseguiu devolver a quebra e empatou a partida. No dois games seguintes o britânico sentiu a pressão e Nadal ganhou o set por 6/4, avançando para a decisão em busca de seu segundo título em Wimbledon. Durante a disputa, Murray fez 15 aces contra quatro de Nadal, 37 bolas vencedoras contra 31 do espanhol, entretanto, cometeu 19 erros contra 13 do cabeça de chave 2 do torneio londrino.

Com essa eliminação, Murray frustra mais uma vez o sonho do torcedor britânico. A última vez que um jogador britânico conquistou o torneio de Wimbledon foi em 1936, quando Fred Perry derrotou o alemão Gottfried von Cramm por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/1 e 6/0. Em 1938 os britânicos tiveram mais uma oportunidade, porém, Bunny Austin perdeu para o americano Don Budge, por 3 a 0, com parciais de 6/1, 6/0 e 6/3.

Mesmo com torcida contra, Nadal despacha Murray e vai à final de Wimbledon
Mesmo com torcida contra, Nadal despacha Murray e vai à final de Wimbledon
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade