PUBLICIDADE

Grand Slam

Nadal bate Berdych em sets diretos e ganha o bi em Wimbledon

4 jul 2010 - 12h29
(atualizado às 14h27)
Compartilhar

Rafael Nadal é o novo campeão do tradicional torneio de Wimbledon. Neste domingo, o tenista espanhol venceu o checo Thomas Berdych, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/5 e 6/4, em 2h12 de confronto, e conquistou seu segundo título em Londres. Campeão em 2008 em cima de Roger Federer, o cabeça de chave 2 foi eficiente nos momentos decisivos de cada parcial e levou o troféu. Esta foi a 11ª partida entre Nadal e Berdych e a oitava vitória do espanhol contra três do checo.

» Veja fotos da decisão

» Veja fotos da comemoração

» Veja musas de Wimbledon

» Serena conquista o tetra em Wimbledon

» Nadal diz que leva vida igual a qualquer garoto de 24 anos

Na primeira parcial, Nadal e Berdych fizeram um embate de igual para igual até o sexto game, quando a partida estava empatada por 3 a 3. No sétimo game, o espanhol conseguiu quebrar o saque do checo e abriu vantagem. Com 4 a 3, o cabeça de chave 2 sacou e confirmou seu serviço, ampliando a diferença para 5 a 3. Consistente no fundo de quadra, Nadal obteve mais uma quebra e fechou o set por 6/3, em 34 minutos. Nesta parcial, o espanhol fez quatro aces contra três e ambos os tenistas fizeram nove winners (bolas vencedoras) e cometeram três erros não forçados. Nadal ganhou 92% dos pontos quando trabalhou com o primeiro saque.

O confronto decisivo no All England Club se manteve parelho e com os jogadores brigando ponto a ponto. Assim como na primeira parcial, Nadal foi mais eficaz no momento crucial e fez 7/5, em 52 minutos. Neste set, o cabeça de chave 2 fez apenas um ace contra sete de Berdych e cometeu 12 erros não forçados contra 11 do checo. Os dois atletas tiveram o mesmo número de bolas ganhadoras, com dez winners para cada lado. Berdych ameaçou o saque de Nadal três vezes, no entanto, não teve êxito e desperdiçou as oportunidades. Por outro lado, Nadal teve somente uma chance e não deixou passar, liquidando a parcial.

O terceiro set foi um retrato do que já vinha acontecendo em quadra. Pontos disputados e belas jogadas de ambos os lados. Nesta parcial, Nadal fez dez bolas vencedoras contra oito de Berdych e cometeu seis erros contra três do checo. Algoz de Roger Federer e Novak Djokovic, o cabeça de chave 21 aplicou três aces contra nenhum do espanhol. Assim como no set anterior, Nadal aproveitou a única chance que apareceu e o checo desperdiçou três oportunidades. Em 44 minutos, Rafael Nadal finalizou o set por 6/4 e festejou mais um título em sua carreira.

Durante o duelo, Berdych aplicou 13 aces contra apenas cinco de Nadal, que fez 29 bolas ganhadoras contra 27 do checo, que cometeu 17 erros não forçados contra 21 do espanhol. O cabeça de chave 2 aproveitou quatro das seis chances que teve para quebrar o serviço do rival, que não conseguiu nenhuma quebra nas quatro oportunidades que apareceu. O espanhol fechou o embate com 77% de aproveitamento dos pontos quando jogou com o primeiro serviço contra 73% do checo. Esta foi a segunda vez que os tenistas se encontraram em Wimbledon. A primeira vez aconteceu em 2007, quando Nadal venceu Berdych, também por 3 sets a 0, com parciais de 7/6, 6/4 e 6/2.

O espanhol sagrou-se bicampeão com uma vitória por 3 sets a 0 (6/4, 7/5 e 6/4)
O espanhol sagrou-se bicampeão com uma vitória por 3 sets a 0 (6/4, 7/5 e 6/4)
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade