PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

WTA

Romena que reduziu seios conquista vitória mais expressiva da carreira

8 ago 2011 - 19h00
(atualizado às 20h20)
Compartilhar

A romena Simona Halep, que se tornou conhecida no circuito profissional feminino por ter feito uma cirurgia para a redução de seios há dois anos, vai aos poucos colhendo os frutos da chamativa atitude, que certamente decepcionou muito os fãs marmanjos, mas que melhorou o rendimento em quadra. Nesta segunda-feira, a tenista número 55 do mundo conseguiu surpreender a russa Svetlana Kuznetsova, ex-vice-líder do ranking, e obter o triunfo da vitória mais expressiva na curta carreira, logo na primeira rodada do Premier de Toronto, no Canadá.

Halep, 19 anos e em busca do primeiro título da carreira, havia precisado disputar o qualifying para conseguir um espaço na chave principal do torneio canadense. Diante de Kuznetsova, que atualmente figura na 15ª colocação da lista das melhores tenistas em atividade, a jovem romena não se intimidou e conseguiu a classificação como consequência da vitória por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3, em duas horas e 14 minutos.

Esta foi a primeira vez que Halep conseguiu superar uma das 20 melhores tenistas em atividade. Desde o ano passado, quando ingressou de vez no circuito profissional, já com os seios significativamente menores, ela sempre era eliminada quando se deparava com tenistas do topo do ranking.

Em 2010, por exemplo, ela havia sido superada por Flavia Pennetta, Samantha Stosur, Aravane Rezai e Jelena Jankovic (então 16ª, 4ª, 20ª, 5ª e 18ª do ranking, respectivamente, à época dos confrontos). Este ano, Halep fora batida por Agieszka Radwanska, Kuznetsova, Marion Bartoli e Stosur (que ocupavam os respectivos postos de 14, 15, 12 e 6 da lista da WTA).

Halep, aliás, mostrou um tênis muito melhor nesta segunda em relação ao desempenho que havia tido no último duelo com Kuznetsova, no Premier de Miami. Na ocasião, a romena foi facilmente despachada pela russa, por sets seguidos e parciais de 6/0 e 6/4. Até esta segunda, o resultado mais significativo dela fora conquistado na segunda rodada do Aberto da Austrália deste ano, contra a russa Alisa Kleybanova, então 23ª do mundo.

Agora, Halep tenta seguir caminho na chave de Toronto e se prepara para a partida contra Lucie Safarova, a próxima adversária. A checa estreou também nesta segunda, com um triunfo por 2 sets a 1 sobre a quali eslovena Polona Hercog, com 6/3, 4/6 e 6/3 de parciais. Quem passar do embate entre Halep e Safarova pode se deparar com a italiana Francesca Schiavone, oitava favorita, que debutará na chave canadense apenas na próxima fase.

Cljisters pega chinesa
Ex-número 1 do mundo e atual segunda da lista, a belga Kim Clijsters conheceu nesta segunda a primeira rival no Premier de Toronto: a quali chinesa Jie Zheng, que atropelou a também quali Alberta Brianti, da Itália, por 2 sets a 0: 6/2 e 6/1.

Halep nunca havia vencido uma tenista top 20 na carreira
Halep nunca havia vencido uma tenista top 20 na carreira
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade