PUBLICIDADE

ATP

Atrás de Mandela, Federer é 2ª personalidade mais admirada do mundo

20 set 2011 - 10h27
(atualizado às 11h24)
Compartilhar

Roger Federer pode não estar mais dominando o circuito mundial de tênis, mas a reputação dele como uma personalidade respeitada, admirada e confiável segue intacta. Uma pesquisa realizada pelo Reputation Institute com mais de 50 mil entrevistados em 25 países mostra que o esportista suíço é a segunda personalidade mais admirada do mundo, atrás apenas do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

A pesquisa, batizada de 2011 Leader RepTrak, é realizada anualmente pelo instituto desde 2006. Neste ano, Federer aparece com sobras como o esportista mais bem colocado - o segundo nesse quesito é o americano Derek Jeter, jogador de beisebol do New York Yankees, 16º colocado no geral.

O suíço ainda supera nomes como os de Bill Gates, fundador da Microsoft; Steve Jobs, criador da Apple; Oprah Winfrey, apresentadora de televisão americana; Bono Vox, cantor da banda U2; e Elizabeth II, rainha da Inglaterra.

"Os resultados do estudo confirmam que as pessoas respeitam líderes que participam em atividades filantrópicas", afirmou o chefe-executivo do Reputation Institute, Charles Fombrun. "Os dois primeiros da nossa lista, Mandela e Federer, têm laços afetivos com a África do Sul e doam seu tempo e dinheiro para a melhora da região. Eles são elogiados por seus esforços".

Mandela, 93 anos, presidiu a África do Sul entre 1994 e 2000 e foi o principal líder dos contestadores do apartheid, regime de segregação racial vigente no país de 1958 a 1994. Federer, 30 anos, é filho de sul-africana e mantém a Fundação Roger Federer, que atende mais de 42 mil crianças, em sua maioria em nações africanas.

Recordista de títulos de Grand Slam na história do tênis, com 16 troféus, o suíço não vive grande temporada. Atual número três do mundo, ele fechará pela primeira vez um ano sem conquistar pelo menos um Slam desde 2002.

Confira quem são as 20 personalidades mais admiradas do planeta:

1 - Nelson Mandela (África do Sul)
2 - Roger Federer (Suíça)
3 - Bill Gates (EUA)
4 - Warren Buffet (EUA)
5 - Richard Branson (Inglaterra)
6 - Steve Jobs (EUA)
7 - Oprah Winfrey (EUA)
8 - Bono Vox (Irlanda)
9 - Ratan Tata (Índia)
10 - Elizabeth II (Inglaterra)
11 - Bank Ki-Moon (Coreia do Sul)
12 - Angelina Jolie (EUA)
13 - Tenzin Gyatso (Tibete)
14 - Barack Obama (EUA)
15 - Satoru Iwata (Japão)
16 - Derek Jater (EUA)
17 - Fred Smith (EUA)
18 - Jeff Bezos (EUA)
19 - Lakshmi Mittal (Índia)
20 - Mark Zuckerberg (EUA)

Federer ficou na vice-liderança de pesquisa realizada com 51 mil pessoas em 25 países
Federer ficou na vice-liderança de pesquisa realizada com 51 mil pessoas em 25 países
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade